Esportes

Série D: O “verdadeiro” Brasileirão vai começar

A porta de entrada do futebol nacional coloca times de todo o País para se enfrentarem

Com times de todos os estados brasileiros, a Série D abre sua temporada como o maior campeonato de futebol do País. O Paraná terá três representantes – FC Cascavel, Toledo e Nacional de Rolândia. O sonho para a elite o Brasileirão começa aqui.

A porta de entrada do futebol nacional coloca times de todo o País para se enfrentarem. Diferente da Copa do Brasil, que tem confrontos em playoff desde o início, a Série D é dividida em grupo quase que regionalizados na primeira fase.

Algumas das equipes participantes são estreantes nas divisões nacionais. É o caso dos três times paranaenses – FC Cascavel, Toledo e Nacional – e outros 13: ABC (RN), Afogados da Ingazeira (PE), Aquidauanense (MS), Atlético das Cajazeiras (PB), Freipaulistano (SE), Goiania (GO), Jaciobá (AL), Ji-Paraná (RO), Juventude (MA), Real Noroeste (ES), São Luiz (RS), Tupynambás (MG) e Vilhenense (RO).

Por outro lado, a Aparecidense (GO) lidera o quadro de participação na quarta divisão, com sete vezes, enquanto Guarani (CE), Altos (PI) e Goianésia (GO) têm quatro atuações.

Como será o campeonato

A Série D reúne 68 equipes classificadas de acordo com os critérios adotados pelas federações estaduais. No caso dos times paranaenses, as vagas foram garantidas ainda em 2019. O FC Cascavel assegurou lugar no Brasileiro D por sua campanha no Paranaense como o melhor time do interior após aqueles com vaga no Brasileiro (Séries A, B e C). O Toledo garantiu a vaga por ter ficado com o vice-campeonato de 2019, enquanto o Nacional de Rolândia, que disputa a Segundona Estadual, ficou com a vaga obtida na extinta Taça FPF.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas equipes desistiram da competição, como Patrocinenese (MG), Luverdense (MT) e Crac (GO), que foram substituídos por equipes dos mesmos estados: Villa Nova Atlético Clube, Sinop Futebol Clube e Associação Esportiva Aparecidense, respectivamente.

Dos 68 times participantes, 60 foram distribuídos nos grupos. Os outros oito disputaram a fase preliminar em confrontos de mata-mata de 6 a 13 de setembro: Real Noroeste x Aquidauanense, Tocantinópolis x Brasiliense, Ji-Paraná x Nacional e Baré x Ypiranga. Os classificados integraram os grupos de 1 a 4.