Esportes

Seleção brasileira enfrenta a Rússia nesta quinta-feira

Curitiba – Depois da estreia com vitória sobre o Canadá, a seleção brasileira masculina de vôlei volta à Arena da Baixada nesta quinta-feira para o segundo jogo pela Fase Final da Liga Mundial. A equipe do Brasil terá a Rússia como segundo adversário em seu último compromisso pelo Grupo J. O confronto será às 15h05, com transmissão ao vivo da Globo e do SporTV.

Contra o Canadá, a seleção contou com o apoio de cerca de 10 mil torcedores para vencer o jogo por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 17/25, 25/19 e 25/19. Já os russos perderam ontem por 3 a 0 para os canadenses, que se garantiram na semifinal. Com isso, a Rússia precisa vencer o Brasil por 3 a 0 para ficar com a outra vaga, enquanto os brasileiros precisam de ao menos um set para avançar à fase semifinal, que será disputada amanhã. Já o campeão será definido no sábado.

Atento as qualidades da Rússia, o técnico da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, destaca que a seleção brasileira precisará de um bom desempenho para garantir a segunda vitória nesta etapa da competição.

“A Rússia faz um jogo muito focado na força física tanto no saque, como no ataque e nós temos que ser muito fortes no bloqueio e defesa e muito pacientes também. Não enfrentamos o time deles na fase classificatória, diferentemente do Canadá, contra quem estreamos nesta Fase Final e contra quem já havíamos jogado e vencido”, analisou o treinador, que complementou: “Eles têm um time mais agressivo, que vai para decidir no saque e no ataque. Não é tão rápido como o Canadá, mas é extremamente eficiente”.

Duelo de gigantes

Contando com jogadores novos, a seleção russa preocupa a comissão técnica brasileira. “É uma equipe nova, com jogadores jovens, mas com as características de sempre, com atletas gigantescos. A exemplo dos Estados Unidos, é um time que cresceu dentro da competição. Então, chega neste momento muito bem e estamos estudando bastante para montar uma estratégia interessante para derrubar esses gigantes”, concluiu Renan Dal Zotto, que como jogador fez parte da equipe do Brasil que venceu a Rússia por 3 a 1 para um público pagante de 95.887 pagantes no Estádio do Maracanã, em julho de 1983, há 34 anos. Aquela partida é até hoje a que reuniu mais pessoas para um esporte olímpico que não seja o futebol. O chamado “O Grande Desafio de Vôlei” é considerado pela Federação Internacional do Esporte como uma das mais importantes partidas da história do vôlei.