O San Lorenzo, rival do Flamengo na fase de grupos da Libertadores, confirmou em suas redes sociais na manhã desta sexta-feira que não entrará em campo para enfrentar o Belgrano, em jogo que abriria o Campeonato Argentino de 2017. A partida estava marcada para a noite desta sexta.
San Lorenzo diz que não jogará
O clube havia se manifestado na quinta-feira que aguardaria o desenrolar da ameaça de greve de jogadores para decidir se entraria em campo. Na noite de quinta, uma reunião do Agremiados, o sindicato de jogadores de futebol da Argentina, decidiu que os atletas não entrariam em campo devido aos atrasos de salários.
Havia a possibilidade de que San Lorenzo e Belgrano jogassem com atletas juvenis, para manter a posição de protesto contra a Associação de Futebol da Argentina (AFA) e, ao mesmo tempo, não correrem risco de sofrer punições. No entanto, o clube garantiu que não entrará em campo com qualquer time.
O secretário-geral do Agremiados, Sergio Marchi, declarou após a reunião com os jogadores que entrar em campo com juvenis seria algo “retrógrado”, e que a posição dos atletas era não entrar em campo de forma alguma.
RODADA AMEAÇADA
A crise financeira em que está mergulhada a Associação de Futebol da Argentina (AFA) e a maioria dos clubes locais ameaça o começo do campeonato nacional nesta sexta. Com uma dívida tributária que, no ano passado, chegou a cerca de US$ 85 milhões, e sem os recursos do Fútbol para Todos (FTP), programa de financiamento estatal do campeonato que foi cancelado pelo governo de Mauricio Macri, os clubes argentinos estão mergulhados numa crise profunda e inédita.
Nesta sexta, além de San Lorenzo x Belgrano, estava prevista a realização de Godoy Cruz x Rosario Central pela primeira rodada do Campeonato Argentino em 2017.
O Godoy Cruz ainda não confirmou se jogará ou não nesta sexta, mas as redes sociais do clube não fazem qualquer menção à partida contra o Rosario Central. Em vez disso, o clube vem anunciando a venda de ingressos para partida contra o Atlético-MG, marcada para a próxima quarta-feira e válida pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.