RIO O Rio-2016 guardou para este sábado o primeiro e único dia em que os espectadores poderão assistir dois mitos do esporte em ação: Michael Phelps se despede das piscinas olímpicas (será?) enquanto Usain Bolt pisa pela primeira vez na pista do Estádio Olímpico. Entre os anfitriões, é tempo de decisão para os homens do Brasil: o vôlei de praia e o futebol estream a fase mata-mata. Merecem atenção ainda as partidas do basquete e do vôlei deles, em que só a vitória interessa para avançar na competição.
E tem mais. Veja abaixo os destaques deste 13 de agosto.
NAS ARENAS
Vôlei de praia: Depois de Larissa e Talita vencerem as alemãs Britta Buthe e Karla Borger e Ágatha e Barbara derrotarem as chinesas Yuan Yue e Fan Wang, entram em quadra pelas oitavas de final as duplas masculinas do vôlei de praia do Brasil. Às 11h, Alison e Bruno Schmidt disputam a vaga com os espanhóis Adrian Gavira e Pablo Herrera. Mais tarde, às 16h, Pedro Solberg e Evandro Oliveira Júnior encaram os russos Nikita Liamin e Dmitri Barsuk.
Basquete: É contra a Argentina que o Brasil tenta neste sábado continuar na briga pela classificação no Grupo B. Às 14h15, a seleção de Ruben Magnano encara os arquirrivais na melhor e talvez última chance de adquirir a admiração da torcida que conseguiu a “geração dourada” argentina. As meninas, já eliminadas, cumprem tabela contra a Turquia, às 15h30.
Futebol: Embalada pela primeira vitória no Rio-2016, a seleção olímpica entra em campo para mostrar que “desencantou” de vez. Agora, na fase eliminatória, a competição não dá margem para erros. Neymar ainda é dúvida para o embate contra a perigosa Colômbia, às 22h, pelas oitavas de final.
Vôlei: O time de Bernardinho perdeu a invencibilidade para os Estados Unidos, o que o fez cair à terceira colocação na chave A. Nesta rodada, que sela a fase de grupos, o Brasil encara a líder invicta Itália, às 22h35.
Natação: Às 23h, Michael Phelps se despeda das piscinas do Rio-2016 no revezamento 4x100m medley, que pode render ao americano sua sexta medalha nos Jogos. Na mesma prova, nadam os brasileiros, que não chegavam tão longe desde Moscou-1980. Vale a torcida também para Etiene Medeiros, que garantiu vaga para a final dos 50m livre a coroação da mulher mais rápida do mundo nas águas.
Mesmo sem brasileiros, merecem destaque também:
Atletismo: Usain Bolt estreia na Olimpíada do Rio às 9h, na classificatória dos 100m rasos. Tem também a final do salto em distância e dos 100m feminino, que decide a mulher mais rápida das pistas de atletismo.
Tênis: A competição afunila neste sábado com o embate de grandes nomes no Centro Olímpico do Tênis. Às 12h, o atual campeão olímpico Andy Murray encara o japonês Kei Nishikori. Na sequência, entram em quadra o argentino Juan Martin Del Potro e o espanhol Rafael Nadal, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci na sexta-feira.
A FESTA OLÍMPICA NA CIDADE
No Parque Madureira:
Às 18h Portela e Cordão do Bola Preta
No Porto Maravilha:
Às 16h Bloco Viemos do Egito, no Palco Tendências
Às 20h Baile Charme do Viaduto de Madureira, no galpão 6 do Pier Mauá
Às 20h Projota convida Rico Dalasam e Marechal, no Palco Encontros
A partir das 18h30m o nigeriano Rocky Peter, ex-participante do American Idol 2015, sobe ao Palco Amanhã.