Esportes

O mundo dentro dos Jogos Rio 2016

getty_740157059992077941.jpgOs Jogos Rio 2016 começaram oficialmente nessa sexta (05/08). Muitos turistas e alguns atletas das 206 delegações participantes ainda estão chegando e se acomodando no Rio de Janeiro, a primeira cidade sul-americana a sediar uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Se para quem compete ou torce as emoções são intensas no período, quem conduz atletas e torcedores até o local onde tudo acontece também passa por momentos memoráveis.

Veja mais:A maioria dos competidores, turistas e profissionais de mídia chega à cidade maravilhosa por via aérea, desembarcando nos aeroportos Tom Jobim ou Santos Dumont. Como a cada dois segundos um avião equipado com motores da GE decola em alguma parte do planeta, não seria exagero dizer que a boa parte dessas pessoas chega ao Rio com a ajuda da empresa, que atualmente possui 44 mil funcionários trabalhando em sua divisão aeronáutica.

Para o piloto Pedro Ramalho, da LATAM Airlines, que opera na rota da ponte-aérea São Paulo ? Rio de Janeiro, ter a chance de participar de um momento como esse é um marco em seus 23 anos de experiência na área.

– Sempre acompanhei os Jogos e é muito legal que ocorram em nosso País. Pela primeira (ou única) vez os brasileiros terão a oportunidade de ver essas competições de perto, em casa. Poder trabalhar na companhia que é transportadora o ficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ajudar a levar as equipes e turistas que vieram do mundo todo para assistir é uma honra. Nós levamos uma mensagem de otimismo, o mote da nossa empresa é que conectamos os sonhos das pessoas, bem como esse evento conecta os atletas, os espectadores, os turistas e os moradores da cidade – afi rma o comandante.

O futebol também pega carona nos aviões e leva o espírito olímpico para as partidas que serão disputadas fora do Rio, em cinco estádios distribuídos entre Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. Para quem estiver voando durante alguma final, fica um aviso tranquilizador.

– Nos nossos voos, teremos anúncios sobre as medalhas. Cada medalha de ouro, prata ou bronze que o Brasil conquistar será comunicada em tempo real aos passageiros! – diz o piloto.

SESSENTINHA

E é bem perto da cidade-sede dos Jogos Rio 2016, mais precisamente em Petrópolis, cerca de 70 quilômetros distante do local da cerimônia de abertura, que os motores aeronáuticos GE passam por revisões periódicas. Após inúmeros pousos e decolagens, eles são levados até a GE Celma ? unidade da GE Aviation do Brasil que recentemente comemorou seu 65º aniversário, equivalente a 17 edições dos Jogos Olímpicos e mais de 10 mil turbinas revisadas. O processo acontece em imbatíveis 60 dias, seguindo um rigoroso cronograma. E todo o trabalho realizado ali é medalha de ouro.