O Barcelona oficializou, nesta sexta-feira, a renovação com o atacante Neymar por mais cinco temporadas. O craque brasileiro havia anunciado o acordo na tarde de quinta-feira. No vínculo com o clube catalão, válido até junho de 2021, a multa rescisória estipulada para o craque brasileiro chegará a 250 milhões de euros (cerca de R$ 885 milhões, na cotação atual).
Os detalhes foram revelados pelo próprio Barcelona, ao oficializar a renovação de contrato em seu site oficial. A multa rescisória neste primeiro ano de renovação ficará em 200 milhões de euros, aumentando para 222 milhões de euros na temporada 2017-2018 e, finalmente, chegando a 250 milhões de euros a partir do terceiro dos cinco anos de contrato.
Com isso, o valor que um clube deverá pagar para tirar Neymar do Barcelona chegará ao mesmo patamar da atual cláusula rescisória no contrato de Messi, que também é de 250 milhões de euros.
A renovação de Neymar com o Barcelona será formalizada em cerimônia no dia 15 de julho, pouco antes do atacante se apresentar à seleção olímpica para disputar os Jogos de 2016, no Rio. O atacante brasileiro, que completou em maio sua terceira temporada pelo Barça, totaliza 141 jogos e 85 gols pelo clube catalão.