A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tem até o dia 21 de dezembro para se pronunciar sobre a final da Copa Sul-Americana, que seria disputada entre Chapecoense e Nacional de Medellín. No entanto, há uma manifestação ainda extraoficial, que ganhou força nas redes sociais, de o clube colombiano já considerar campeão o time brasileiro.
A partida de quarta-feira seria a primeira de duas, com o jogo a volta, no Brasil, a ser realizado no dia 7 de dezembro. O Nacional já teria informado à Conmebol da sua intenção e a entidade analisa a hipótese.
O presidente do clube, Juan Carlos de la Cuesta, em entrevistas aos meios de comunicação da Colômbia, disse que, primeiramente, o mais importante é ajudar na identificação das vítimas e prestar todo o atendimento possível aos familiares e somente depois disso é que o clube se manifestaria de maneira oficial sobre o jogo.
Nas redes sociais, a proposta foi vista com entusiasmo. Mas há internautas que defendam a realização das partidas com jogadores emprestados ao clube brasileiro, em uma grande homenagem às vítimas.
Em nota assinada pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez, a Conmebol informou que todas as atividades da confederação estão suspensas até novo comunicado.