Depois de liderar os treinos da sexta-feira, largar na pole position e liderar a corrida 1 até a última volta, quando teve problemas com a caixa de direção, o cascavelense Pedro Muffato, da equipe Muffatão/Açucareira Energy, saiu de Londrina com o quarto lugar da categoria GT Truck. A 4ª etapa da temporada da Fórmula Truck foi disputada domingo, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
O resultado não foi todo ruim porque o veterano piloto, que completará 83 anos, na próxima quinta-feira. Ele somou 27 pontos e reassumiu a liderança do campeonato, com 95 pontos, um a mais do que o catarinense Rogério Agostini, que era líder até Londrina. Agostini terminou a etapa de Londrina na sexta colocação.
Muffato iniciou a última volta da corria 1 na liderança, mas surgiu um problema na caixa de direção, perdendo a ponta para Joãozinho Santa Helena. Após receber a bandeirada em segundo, Muffato levou seu Scania para os boxes para reparos. Na corrida 2, largou dos boxes, mas continuou com o problema. Mesmo assim garantiu a nona colocação, levando ao pódio na quarta colocação. “Os problemas se restringiram a caixa de direção. Duas ou três vezes ela ameaçou travar e eu quase sai. Consegui contornar, mas teve uma vez que o travamento foi muito forte e não deu. O bom senso me mandava parar, mas eu ainda insisti mais algumas voltas pensando no campeonato. No fim foi bom”, declarou Pedro Muffato, que conta com o apoio das marcas Muffatão, Açucareira Energy, Doce Sucar, LDP Peças e Disnorte.
Joãozinho Santa Helena garantiu a vitória em Londrina, ao somar 40 pontos. Léo Barramacher ficou em segundo, com 32 pontos, seguido de Ramires Fontanella (30), Pedro Muffato (27), Jorginho Feio (26), Rogério Agostini (24), Márcio Limestone (20), Edivan Monteiro (18), João Heitor Mottin 17) e Niltinho Jacobsen (15), que pela ordem, fecharam as 10 primeiras colocações da prova. O cascavelense Valdinei “Baté” Vieira dos Santos terminou em 14º, sem marcar pontos.
Categoria F-Truck
Na categoria F-Truck, a vitória em Londrina foi do curitibano Márcio Rampon, que somou 40 pontos. Duda Conci, de Cafelândia, conquistou o segundo lugar, com 34 pontos, ao passo que Thiago Klein de Cascavel, finalizou na terceira colocação, com 32 pontos; e Rafael Fleck, de Porto Alegre, em quarto, com 29 pontos.
O cascavelense Cléber Fonseca conclui a prova na 11ª colocação, marcando 10 pontos. A 5ª etapa da Fórmula Truck está marcada para o dia 20 de agosto, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
Crédito: Tiago Santos/Divulgação