RIO – O judô brasileiro chegou perto de sua segunda medalha na Olimpíada do Rio, que seria a terceira do país, mas ainda não foi desta vez. Mariana Silva perdeu de Anicka van Emden, da Holanda, por pontuação mínima (yuko), e deixou escapar a chance de pódio na categoria até 63 kg. Na véspera, Rafaela Silva (-57 kg) conquistou o ouro. No tiro esportivo, o Brasil foi prata com Felipe Wu no fim de semana passado.
Mariana começou a campanha com ótimos resultados nesta terça-feira na Arena Carioca 2, superando atletas bem ranqueadas. Depois de derrotar a alemã Martyna Trajdos, número 4 do ranking mundial, nas oitavas de final, Mariana surpreendeu novamente e venceu na fase seguinte a israelense Yarden Gerbi, a número 5 no ranking, e garantiu presença nas semifinais.
Aí veio a maior pedreira: Tina Trstenjak, da Eslovênia, número 1 do ranking e considerada a melhor judoca do mundo em todas as categorias. A brasileira perdeu por ippon numa imobilização.
Na estreia, a brasileira havia superado por estrangulamento Szandra Szogedi, húngara que disputa os Jogos por Gana.
vai tentar a medalha de bronze na categoria até 63 kg. Ela perdeu por ippon numa imobilização para Tina Trstenjak, da Eslovênia, na semifinal.
Trstenjak era mesmo uma pedreira. Número 1 do ranking, a lutadora da Eslovênia é considerada a melhor judoca do mundo em todas as categorias.
Mariana vinha fazendo uma campanha invicta nesta terça-feira na Arena Carioca 2, surperando atletas bem ranqueadas. Depois de superar a alemã Martyna Trajdos, número 4 do ranking mundial, nas oitavas de final, Mariana surpreendeu novamente e venceu na fase seguinte a israelense Yarden Gerbi, a número 5 no ranking, e garantiu presença nas semifinais.
Na estreia, a brasileira havia superado por estrangulamento Szandra Szogedi, húngara que disputa os Jogos por Gana.
Já o compatriota Victor Penalber se despediu dos Jogos precocemente, após ser derrotado por Sergiu Toma, dos Emirados Árabes Unidos, na fase de oitavas de final.
Na segunda-feira, Rafaela Silva ganhou o primeiro ouro do judô brasileiro no Rio-2016.