MONTEVIDÉU – Primeiro colocado nas eliminatórias da América do Sul com 16 pontos em oito jogos, o Uruguai começa a rodada com um jogo teoricamente tranquilo, contra a Venezuela, lanterna da competição, que há 12 anos estabeleceu uma escrita. Nas últimas três partidas realizadas no Estádio Centenário, em Montevidéu, a Vinotinto venceu uma (contundentes 3 a 0, em 2004) e empatou duas.
TABELA: Confira os jogos e classificação das eliminatórias
? Se isso estiver na cabeça dos jogadores, temos que descartar a ideia ? disse o técnico uruguaio, Oscar Tabárez. ? Eles sabem o que é a Venezuela, os problemas que ela tem nos causado e a importância que têm estes três pontos.
Além do incômodo jejum de vitórias em casa, o Uruguai ainda levou a pior no último confronto: na Copa América Centenário, os venezuelanos derrotaram a Celeste por 1 a 0 na fase de grupos e a eliminaram. Na última rodada, a Vinotinto conseguiu um empate em 2 a 2 com a Argentina, em partida que começou vencendo por 2 a 0.
? Temos certeza de que será difícil, assim como sabemos muito bem que temos que ganhar ? concluiu Tabárez.
ARGENTINA VAI A LIMA
Sem Lionel Messi, machucado, a Argentina vai a Lima enfrentar o Peru, em jogo marcado para as 23h15m (de Brasília). A equipe do técnico Edgardo Bauza precisa da vitória para se manter no alto da tabela ? tem 15 pontos, o mesmo do Brasil ?, mas, além da ausência do astro, precisa superar o mau momento gerado com o empate frente à Venezuela e a empolgação do Peru, que, além de jogar em casa, venceu seu último compromisso, contra o Equador, por 2 a 1, também em Lima.
A equipe do centroavante Paolo Guerrero, do Flamengo, é a penúltima colocada, com sete pontos, mas ainda pode sonhar: se tirar pontos de Argentina e Chile, pode se aproximar da zona de classificação.
? Quando o jogador mais importante de um time não joga, temos que dar um passo a mais para que a ausência dele não seja tão notada ? disse Javier Mascherano, companheiro de Barcelona e de seleção de Messi à rede ESPN. ? Precisamos sobreviver sem ele.
A partida marca o retorno do atacante Higuaín à seleção ‘hermana’.
CLÁSSICO NA EUROPA
Itália x Espanha, em Turim, é o jogo mais importante da segunda rodada das eliminatórias europeias, que começa hoje. Pelo mesmo grupo E, jogam Macedônia x Israel e Liechtenstein x Albânia.
Pelo Grupo I, jogam Islândia x Finlândia, Turquia x Ucrânia e Kosovo x Croácia. Pelo D, Áustria x País de Gales, Moldávia x Sérvia e Irlanda x Geórgia. Treino da Itália