Na segunda-feira, às 13h (de Brasília), no Stade de France, em Paris, duas das maiores potências do futebol mundial vão não apenas decidir uma vaga às quartas de final da Eurocopa, como reeditar a última edição do torneio. De um lado, a Espanha, que, na terça-feira, perdeu para a Croácia por 2 a 1 e acabou em segundo lugar no Grupo D. A adversária dos atuais bicampeões é a Itália, que, nesta quarta-feira, enfrenta, para cumprir tabela, a lanterna Irlanda, pelo Grupo F.
Logo após a derrota para os croatas (a primeira da seleção em 12 anos no torneio), o técnico Vicente Del Bosque lamentou ter de enfrentar a Azzurra já na próxima fase:
– O caminho não é o melhor, mas muitas vezes não se sabe onde está o perigo – analisou.
Sergio Ramos, que desperdiçou um pênalti no segundo tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, destacou que não há como escolher rival:
– Para ser campeão tem que derrotar os melhores. Temos que pensar nas oitavas – disse o zagueiro.
Ainda que a Itália tenha o jogo a Irlanda logo mais, a Espanha tem chegado mais à área rival nesta edição da Eurocopa. Até a derrota para a Croácia, foram 50 finalizações em três partidas. Dessas, 14 tiveram a direção certa e a seleção marcou cinco gols. No ataque, o destaque espanhol chama-se Álvaro Morata, artilheiro do torneio, com três gols.
Já a Azzurra já balançou as redes adversárias três vezes e fez 'apenas' 19 finalizações (oito delas no gol) em duas partidas. Até agora, três jogadores marcaram para a Itália: o brasileiro naturalizado italiano Éder, que marcou no fim na vitória sobre a Suécia, além de Grazziano Pellé e Emanuele Giacherini.
GOLEADA ESPANHOLA NA FINAL DE 2012
Quando entrar em campo na segunda-feira, certamente, a seleção italiana irá em busca da revanche da última final da Euro. Na ocasião, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, a Espanha goleou por 4 a 0. David Silva, Juan Alba, Fernando Torres e Juan Mata marcaram nesse passeio espanhol.
Na primeira fase daquela mesma edição do torneio, italianos e espanhóis empataram em 1 a 1. Quatro anos antes, em Viena, na Áustria, outro empate, desta vez em 0 a 0, nas quartas de final. Nos pênaltis, vitória da 'La Roja' por 4 a 2.
A última vitória italiana sobre a Espanha em competições oficiais aconteceu na Copa do Mundo de 1994, nos EUA: 2 a 1, nas quartas de final.