RIO – Após disputarem a final da plataforma de 10 metros dos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos do Rio, nesta terça-feira, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso anunciaram o fim da parceria. Na participação olímpica, elas terminaram em último lugar após brigas fora das piscinas e uma última grande crise entre as duas antes da competição. Agora, pretendem focar no individual. Ingrid
Antes dos Jogos Olímpicos, as saltadoras, que no Pan de Toronto 2015 conquistaram a medalha de prata, haviam brigado e chegaram a ficar sem se falar, mas estabeleceram uma trégua para o Rio-2016.
? A gente teve uma briga não sei por que e não estava se falando. Mas na hora da competição a gente se juntou, porque é um momento único, Olimpíada em casa. Deixamos as diferenças para trás e nos falamos normalmente. A partir de hoje não sei o que vai acontecer, mas sei que eu não vou mais saltar sincronizado com ela ? disse Ingrid após a competição.
Já Giovanna preferiu deixar a decisão nas mãos dos treinadores. Apesar de não colocar um ponto final na dupla, ela confirmou o desejo de trilhar um novo rumo, sozinha:
? Essa briga começou no treino, porque eu queria fazer um salto e ela queria fazer outro. Eu não sei se vamos continuar. Tem que perguntar para os técnicos, porque quem decide são eles. Eu e meu técnico já conversamos e depois das Olimpíadas vou focar no meu individual. É bom porque não vou precisar depender de ninguém. Então vou conseguir melhorar e evoluir mais ? afirmou.
BRIGA NA VÉSPERA DA PROVA
Se por um lado o relacionamento entre Ingrid e Giovanna não era dos melhores há um tempo, por outro, um desentendimento sobre o salto que a dupla apresentaria não ajudou muito. O “climão” entre as duas se intensificou ainda mais quando Ingrid ficou com outro atleta da delegação brasileira e o levou até o quarto que dividia com Giovanna. Ela chegou a ser convidada a se retirar e houve uma discussão calorosa.
Giovanna teve, então, de dormir em outro cômodo do apartamento. No dia seguinte, a atleta contou aos superiores que a parceira dormiu acompanhada. Chegaram a tentar abafar o caso, mas não deu. A história vazou e boa parte dos demais atletas do Time Brasil que souberam do incidente se posicionaram ao lado da Giovanna.
Nas redes sociais, Ingrid foi duramente criticada pela atitude: “Existe um diferencial na equipe dos Estados Unidos e creio que seja o foco total em obter o ouro, agora olha o foco das competidoras brasileiras…”, comentou um no Facebook. Outro foi além: “O que falta para o atleta brasileiro é acompanhamento psicológico. Sem foco no objetivo principal, ficamos distantes dos atletas mundiais”.
Houve ainda quem desqualificasse a carioca para ser atleta: “Essa moça tem que ser atriz, modelo… Não tem responsabilidade para representar o Brasil”.
Mas a história não parou por aí. A crise entre Ingrid e Giovanna chegou ao alto escalão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o afastamento da primeira da delegação foi cogitado.
As duas já haviam se estranhado em outras oportunidades. A última delas sobre o foco que cada uma pretendia dar nos treinos: Ingrid queria treinar mais sua série individual, enquanto Giovanna queria focar na série sincronizada.
Após toda a repercussão, Ingrid trancou sua conta no Instagram. Mas para quem já a seguia, era possível ler os comentários dos seguidores, a maioria de decepção com a atleta e muitos até beirando ao desrepeito.
“Uma nação inteira torcendo, apoiando, acreditando. Mas por falta de profissionalismo, por infantilidade e irresponsabilidade acontece o que aconteceu! Todo atleta também é ser humano, tem seus desvios, porém esperar quatro anos para um momento mais importante de suas vidas e de seus torcedores e acontecer tudo isso, da forma que foi! Decepcionante. Profissionalismo? O Brasil precisa de profissionalismo em todas as áreas, e esse é um exemplo oposto! Mas entenda como uma crítica construtiva!”, desabafou uma seguidora.
Ingrid ganhou os holofotes nos Jogos Panamericanos de Toronto, no ano passado, quando postou uma foto na plataforma, com a piscina ao fundo, comemorando por estar no ambiente do Pan. A imagem, em que ela aparece com maiô de competição, recebeu muitos elogios à beleza de Ingrid, considerada uma das musas da delegação brasileira. Na competição, a atleta errou e caiu de costas na água durante apresentação, mas conseguiu ir para as finais com Giovanna. Na ocasião, a dupla ficou com a prata na plataforma de 10m sincronizada.
Ingrid volta na prova individual da plataforma, dia 17 de agosto. Giovanna encerrou sua participação nos Jogos.