RIO ? Caberá ao ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga, a tarefa de acender a pira olímpica na abertura dos Jogos do Rio de Janeiro. Pelé, que chegou a ser convidado oficialmente para fechar a cerimônia, mas afirmou, na manhã desta sexta-feira, não ter ?condições físicas para participar da abertura?, o que levou o comitê do organização a elaborar uma lista de quatro nomes que pudessem substituir o rei do futebol. As informações são do site UOL, que cita pessoas ligadas ao ex-tenista e integrantes do cerimonial.
Além de Guga, que só acertou sua participação após uma negociação envolvendo patrocinadores ? o ex-tenista é ligado ao banco Itaú, enquanto os jogos são patrocinados pelo Bradesco. Hortência, medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 com a seleção feminina de basquete, também foi cotada.
Meses antes de chegar o primeiro lugar no ranking da ATP, Guga participou dos jogos de Sydney, em 2000, e acabou eliminado, nas quartas de final, pelo russo Yevgeny Kafelnikov, vencedor da medalha de ouro. Em Atenas, quatro anos mais tarde, Guga foi derrotado na primeira rodada pelo chileno Nicolás Massú, também vencedor do ouro olímpico no mesmo ano.
Torben Grael ? que conquistou cinco medalhas olímpicas entre 1984 e 2000 ? e Marta, capitã da seleção feminina de futebol, também terão destaque durante a cerimônia. A camisa 10 do Brasil conduzirá o estandarte da ONU.