Os quatro melhores golfistas da atualidade não participarão da Olimpíada de 2016 por temor de contaminação com o vírus zika no Rio. A lista definitiva de atletas nos Jogos foi divulgada nesta segunda-feira pela Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês) sem contar com Jason Day, nº 1 do ranking masculino, Dustin Johnson (2º), Jordan Spieth (3º) e Rory McIlroy (4º).
Dos quatro, o último a anunciar sua desistência foi Johnson. Atual campeão do US Open de golfe, o americano apresentou formalmente na última sexta-feira seu pedido de dispensa da delegação dos EUA que irá para a Rio-2016, citando “preocupações com o vírus zika”.
Spieth, também americano, havia afirmado no último dia 29 que estava “incerto” quanto à vinda para o Rio, também justificando a dúvida por conta do vírus zika. O golfista não apareceu na lista oficial de atletas que estarão na Rio-2016, divulgada nesta segunda-feira, assim como o líder do ranking Jason Day, da Austrália, e o norte-irlandês Rory McIlroy, que já haviam confirmado sua desistência dos Jogos.
Com as desistências do top 4, o americano Bubba Watson, nº 5 do mundo, será o melhor ranqueado entre os golfistas que estarão nos Jogos Olímpicos.
Outros dois golfistas do top 10 do mundo não estarão na Rio-2016: o americano Adam Scott e o sul-africano Branden Grace. Scott também citou o vírus zika como justificativa, enquanto Grace alegou uma agenda “extremamente lotada” com compromissos profissionais e pessoais.