Um grupo de seis ginastas e cinco treinadoras que formam a seleção juvenil da Argentina chega ao Paraná nesta quinta-feira (2) para treinar no Centro de Excelência de Ginástica, que funciona em um ginásio da Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo, em Curitiba. As ginastas iniciam treinamento para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que serão em Buenos Aires.
Esse é o segundo grupo de atletas do país vizinho que vem ao Estado. Entre 13 e 25 de fevereiro, o time de ginástica artística do Club Atlético Vélez Sarsfield também treinou no Centro de Excelência de Ginástica. Dez atletas, das categorias infantil e adulta, e duas treinadoras vieram ao Paraná para utilizar a infraestrutura destinada à prática da modalidade.
Segundo a coordenadora do Centro de Excelência de Ginástica (Cegin), Eliane Martins, o intercâmbio é muito favorável para os dois países envolvidos. A Argentina passou a se interessar após a boa participação de nossas ginastas no último campeonato sul-americano. Elas foram campeãs em todas as categorias, argumenta.
Eliane também diz que a procura da seleção argentina pelo centro de treinamento demonstra que a equipe deseja avançar na modalidade. É uma troca boa porque movimenta nosso centro de treinamento com atletas de outro país e dá oportunidade para a equipe argentina utilizar estrutura mais avançada e com equipe qualificada.
Para a técnica do time de ginástica argentino Antonella Blanco, o treino em Curitiba é importante para as atletas adquirirem a preparação adequada. É uma grande experiência para entrar em um ritmo que não estamos acostumadas. Vamos nos aprimorar para disputar os Jogos Olímpicos da Juventude. Nesta segunda etapa de treinamento, também virá a Curitiba a ginasta Olívia Araújo, que é uma das melhores de nossa equipe, disse a treinadora.