RIO, 10 (AG) – Com o foco na Libertadores, o Flamengo entrará em campo com uma formação totalmente alternativa na estreia da Taça Rio, neste sábado, às 18h30m, contra a Portuguesa. Nenhum titular viajou para Volta Redonda, local da partida. A principal atração será o atacante Orlando Berrío, que caiu nas graças da torcida no Maracanã. O técnico Zé Ricardo relacionou diversos jovens, e Berrío não deve atuar o jogo todo. O jogador avisou que se sente bem para jogar os 90 minutos e que busca a titularidade, mas o planejamento é cauteloso após um desconforto muscular.
– Trabalho para ser titular sempre. Me preparo para jogar 90 minutos e me sinto muito bem – avisou o jogador, que concedeu entrevista no Ninho do Urubu pela primeira vez após entrar em campo.
Embora a escalação não tenha sido revelada, esta é a partida em que nem o goleiro Alex Muralha será utilizado. Nomes como Guerrero, Diego e companhia ficam no Rio treinando para o jogo com a Universidad Católica, na quarta-feira, no Chile. No aguardo de sua vez, Berrío falou sobre o contato com o torcedor no Maracanã na estreia da Libertadores diante do San Lorenzo.
– O clima estava espetacular, foi muito motivante o que os torcedores fizeram – lembra.
Embora a velocidade seja tema recorrente e tenha impressionado com os mais de 35 km/h de pico, a comida brasileira e a música ouvida por aqui foram o que mais chamou atenção do atacante até agora. O colombiano disse que ouve as canções para aprender o idioma mais rápido e que se deliciou em churrascarias cariocas.
– A comida me impressionou. Muito gostosa. Especialmente os rodízios. A música, tenho ouvido para aprender o idioma – conta, ainda tímido.
Para manter o planejamento, o técnico Zé Ricardo vai mandar a campo uma equipe recheada de jovens e premiar jogadores que recentemente foram barrados, mas seguem atrás de uma oportunidade. O menino Thiago defenderá a meta rubro-negra. O meio-campo terá Cuéllar e Márcio Araújo. No ataque, os jovens Matheus Sávio, Adryan, Lucas Paquetá, Cafu e Felipe Vizeu disputam uma vaga ao lado de Leandro Damião e Gabriel. Este último, aliás, atuou em 16 das 18 partidas em que o Flamengo está invicto desde o ano passado. Perto de completar 200 jogos no clube, Gabriel é o símbolo de um elenco unido, competitivo e que sabe que todos terão suas oportunidades.
– Muitas vezes você fica na parte tática e não aparece tecnicamente. Se o jogo estiver fluindo, vou tentar fazer jogadas de efeito, mas também, se precisar, vou ficar lá atrás marcando. Fiz alguns gols bonitos, esse último foi um dos mais bonitos – afirma Gabriel, sobre o gol contra o San Lorenzo.
Se Berrío arranca para a titularidade, Gabriel faz corrida de resistência. Desde 2014, o jogador finaliza a temporada jogando com frequência e reiterando sua utilidade, o que o garantiu a recente renovação de contrato até 2019. O golaço e a boa participação na estreia na Libertadores trouxeram de volta velhas perguntas sobre o potencial do jogador, que chegou em 2013 após alto investimento e nunca foi protagonista.
Gabriel se transformou em cinco anos de Flamengo. Se não é mais o meia driblador que veio da Bahia, cresceu taticamente e virou homem de confiança do técnico Zé Ricardo no esquema atual. No elenco, é um dos mais queridos, e sabe disso. Hoje, no Flamengo, o espírito de equipe une dos mais antigos aos recém-chegados.
– Sou uma pessoa simples, tranquila. Brinco quando dá, buscando trabalhar sempre para melhorar. E sou um dos mais queridos, sim – admite, sem perder a humildade no sorriso.
No aguardo de melhores condições financeiras para jogar no Maracanã, o Flamengo já faz levantamento de custos para mandar a segunda partida em casa pela Libertadores, dia 12 de abril, na Arena da Ilha do Governador. O clube espera se entender com o consórcio para atuar no palco da estreia, mas não quer correr riscos.
Ficha do jogo:
Flamengo Thiago, Rodinei, Donatti, Juan e Renê; Márcio Araújo, Cuéllar, Matheus Sávio e Gabriel; Felipe Vizeu e Leandro Damião (Berrío).
Portuguesa: Moretto, Belarmino, Marcão, Rodrigo e Diego Maia; Peterson, Marcinho Pitbull e Matías Sosa; Fabinho, Romarinho .
Juiz: Lenilton Rodríguez.
Local: Volta Redonda.
Horário: 18h30m.
Transmissão: Sportv.