Será neste domingo, 11, às 15h30min, no ginásio de esportes do Sesi, C entro de Treinamento da equipe de rendimento da Sadia, o festival de encerramento do ano das escolinhas de Ginástica Rítmica de Toledo. A apresentação também vai contar com a participação de atletas da equipe de rendimento da Sadia, que executarão séries individuais e de conjunto de competições realizadas durante o ano e também apresentações de gala com atletas da equipe de rendimento e iniciantes.
O festival de encerramento é sempre um evento muito bonito. As crianças se esmeram para mostrar um pouco daquilo que aprenderam durante o ano e também serve de vitrine para a equipe técnica da Sadia. São momentos em que podemos observar o potencial das crianças, aquelas que têm maior interesse pela modalidade e que eventualmente poderão participar de uma seletiva e vir a integrar a equipe de rendimento, destaca a professora Débora Souza, da coordenação do evento.
O festival marca também o encerramento das atividades das escolinhas durante o ano. Cada grupo prepara um número especial, com tema livre. Geralmente são temas de filmes, coisas que fazem parte da rotina da criança, conforme a idade, e também respeitando a disponibilidade para ensaios. As atividades nas escolinhas são realizadas duas vezes por semana, com uma hora de duração cada. Além de mostrar o que aprenderam ao longo do ano, o festival também permite às crianças sentirem um pouco do que as atletas sentem ao pisar no tapete, além do contato com atletas da equipe de rendimento, que servem de exemplo para elas. É um momento de interação com as atletas de rendimento, que servem de exemplo para elas, que almejam estar um dia no mesmo lugar que elas, completa Débora.
Com o encerramento das atividades neste ano, as inscrições para novas interessadas em participar das atividades serão realizadas em fevereiro de 2017, no retorno do ano letivo na rede municipal de ensino. Para o próximo ano, adianta Débora, estão sendo discutidas algumas modificações no projeto, entre elas a restrição à participação de meninos, uma vez que a GR é uma modalidade exclusiva das meninas. Vamos manter o cunho social do projeto, mas restringir à participação das meninas para a realização de um trabalho técnico mais efetivo, visando a preparação de base para a equipe de rendimento, explica Débora.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parcerias do Sesi, prefeitura de Toledo, o apoio da Unimed e o copatrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.