Esportes

Festa argentina em Deodoro

RIO ? Torcida ganha jogo? Na noite desta quinta, em Deodoro, pode não ter ganho, mas que ajudou, ajudou. Empurrada por centenas de ‘hinchas’, a Argentina bateu a Bélgica por 4 a 2 na final masculina do hóquei sobre grama e conquistou sua primeira medalha de ouro na história do esporte. Foi uma festa ‘hermana’, com certeza. Dezenas de bandeiras e faixas cobriram as grades das arquibancadas. ‘Neuquen’, ‘Mendoza’, ‘Banfield’… Havia argentinos de todos os cantos, pulando e entoando músicas que já viraram tradicionais nas arenas olímpicas.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

País com tradição no hóquei sobre grama, a Argentina provavelmente esperava uma medalha de seu time feminino. As Leonas, como são conhecidas, são campeãs mundiais e já conquistaram duas pratas e dois bronzes nos Jogos Olímpicos. No Rio, porém, caíram nas quartas de final. E aí coube aos homens, que jamais haviam chegado tão longe, fazerem história. Foi a primeira vez que um país latino-americano chegou à uma final olímpica masculina.

Foi também uma redenção para a Argentina nos esportes coletivos. Até ontem, o país vizinho vinha colecionando eliminações ? no vôlei, no basquete, no futebol, no rúgbi e no handebol.

Na final em Deodoro, a Bélgica saiu na frente logo nos instantes iniciais, com gol de Cosyns. A Argentina virou ainda no primeiro quarto, com Ibarra e Ortiz. Peillat ampliou no segundo quarto e Boccard ainda deu esperança aos belgas no finzinho do terceiro quarto, mas os argentinos se seguraram no último período e fizeram uma linda ? e barulhenta ? festa. Nos segundos finais, com a Bélgica já tendo trocado seu goleiro por outro jogador de linha, Mazzilli fechou o placar.

Esta foi a terceira medalha de ouro da Argentina na Olimpíada. O bronze no hóquei sobre grama ficou com a Alemanha, que derrotou a Holanda. A final feminina será disputada nesta sexta, às 17h, entre Holanda e Grã-Bretanha.

Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016