Dois torcedores ingleses foram detidos após uma briga na noite de quinta-feira em Marselha, no Sul da França, onde a Inglaterra enfrenta a Rússia pela primeira rodada da Eurocopa no sábado, às 16h. De acordo com testemunhas, jovens franceses iniciaram o confronto com os estrangeiros, que estavam na parte externa de um bar. Alguns relatos apontam que o tumulto começou devido a cantos entoados pelos ingleses em provocação a muçulmanos e com citações ao Estado Islâmico, organização jihadista islâmica responsável por diversos atentados terroristas, entre eles os de Paris, em novembro de 2015, quando um dos alvos foi o Stade de France. Em Marselha, um terço da população segue a religião muçulmana. De acordo com o “Mirror”, um torcedor inglês teve ferimentos na cabeça após ser atingido por uma cadeira.
“ISIS (Estado Islâmico, na sigla em inglês), onde está você? Nós temos porco com barbecue”, cantavam os ingleses, em vídeo obtido pelo jornal britânico “Mirror” (a religião muçulmana veta o consumo de carne de porco).
Segundo testemunhas, franceses partiram para o confronto, e os ingleses revidaram. A confusão tomou as ruas da cidade. A polícia foi acionada e chegou a usar gás lacrimogênio para conter os brigões.
O terrorismo inspira cuidados especiais das autoridades francesas na Eurocopa, que começa nesta sexta-feira, às 16h, com a partida entre França e Romênia. Treinamentos antiterrorismo foram realizados ao longo desta semana, e um aplicativo de celular foi lançado para alertar possíveis ataques.
O governo francês tomou a decisão extrema de proibir televisores com transmissões de jogos ao vivo na parte externa de bares e restaurantes, justificando a medida por questões de segurança. No início desta semana, a polícia da Ucrânia prendeu um cidadão francês suspeito de planejar uma série de ataques na França durante a Eurocopa. O homem levava armas e explosivos e planejava 15 ataques.