Dirk Nowitzki é daqueles atletas que num primeiro olhar não despertam muita confiança. São 2,13m distribuídos num corpo que por vezes parece mais desengonçado do que atlético. É só impressão mesmo. Habilidoso, o alemão se tornou há 11 anos o jogador mais alto a ganhar a competição de arremessos de três pontos do Jogos das Estrelas. Mas isso é fichinha perto do que ele fez na madrugada de ontem. O ala que veste a camisa 41 do Dallas Mavericks se tornou o sexto jogador a entrar num seleto grupo de atletas: aqueles que já marcaram 30 mil pontos em jogos da temporada regular da NBA.
A marca foi alcançada no segundo quarto da vitória sobre o Los Angeles Lakers por 122 a 111. O lance foi bem ao estilo do alemão. Marcado por um adversário, ele recebeu a bola, girou e, da zona morta, acertou com precisão a cesta, para a explosão dos torcedores no ginásio. Naquele momento, pouco importava a temporada não tão animadora do Mavericks, que, com 27 vitórias e 36 derrotas, patina na Costa Oeste. A equipe é apenas a 10ª entre as 14 da conferência. Com 16 vitórias nos últimos 25 jogos, o momento é de recuperação para conseguir uma das oito vagas nos playoffs.
? Foi meio surreal. Trinta mil é incrível, são muitos pontos ? disse Nowitzki. ? Cada marco histórico te faz refletir um pouco, pensar nas pessoas que te ajudaram ao longo do caminho.
ELOGIOS DE LEBRON JAMES
Primeiro estrangeiro a fazer parte dos grupo do 30 mil pontos, Nowitzki não deve ter dificuldade para entrar no Hall da Fama do basquete ao fim de sua carreira. Atualmente, com 38 anos, já tem 19 temporadas na NBA. Se seguir em quadra até 2018, será o segundo jogador a disputar 20 temporadas por uma só franquia, algo que só Kobe Bryant fez.
Em 2007, Dirk foi o primeiro jogador nascido na Europa a ser o melhor da temporada e, em 2011, quando foi campeão e melhor jogador das finais, mostrou sua frieza. Ele acertou 82 arremessos de lances livres em sequência. Outro feito, que mostra bem sua versatilidade, foi se tornar apenas o segundo jogador da história da NBA a atingir mais de 100 acertos de arremessos de três pontos e 100 tocos em uma temporada.
Em suas redes sociais, LeBron James rasgou elogios ao colega. O ala do Cleveland Cavaliers já se prepara para entrar no grupo. Com 28.316 pontos (e 32 anos), é de se esperar que ele ultrapasse os 30 mil na próxima temporada.
GRUPO TEM JORDAN E BRYANT
Outros cinco jogadores também ultrapassaram a marca na NBA. Um dos maiores nomes do Los Angeles Lakers de todos os tempo, o lendário Kareem Abdul-Jabbar é o recordista de pontos, com 38.387 em 20 temporadas. Em segundo na lista aparece Karl Malone, ex-Utah Jazz e Lakers, que marcou 36.928 em 19 temporadas. Em terceiro aparece Kobe Bryant, que se aposentou ao fim da temporada passada. Com 20 temporadas pelo Lakers, o ala anotou 33.643. A marca poderia ser maior caso ele não tivesse perdido praticamente toda a temporada de 2013/2014.
Considerado o melhor de todos os tempos, Michael Jordan é ?apenas? o quarto colocado, com 32.292. O número seria melhor caso o craque não tivesse interrompido duas vezes a sua carreira no total de quatro temporadas perdidas. O quinto é Wilt Chamberlain marcou 31.419 pontos na NBA. Ele é também o maior cestinha de um único jogo. Em 1962, marcou 100 pontos na vitória do Philadelphia Warriors sobre o New York Knicks.