Esportes

Destaques do primeiro dia oficial de jogos da Olimpíada do Rio

felipe 5.jpg RIO – Depois de uma cerimônia de abertura extremamente elogiada pela imprensa internacional, o primeiro dia oficial de jogos da Olimpíada do Rio-2016 começou movimentado, com a estreia de diversas modalidades. Logo cedo as medalhas começaram a aparecer e o Brasil também garantiu o seu primeiro pódio. O brasileiro Felipe Wu conquistou a medalha de prata no tiro esportivo, modalidade pistola de ar 10m, em Deodoro.

Além da medalha de Wu, o Brasil estreou com vitória em outras modalidades. A seleção feminina de handebol começou os jogos olímpicos ganhando das atuais campeãs mundiais, as norueguesas, por 31 a 28. No vôlei, tanto de quadra quanto de praia, o Brasil venceu todos os confrontos que tinha no dia: 3 sets a 0 contra Camarões no vôlei de quadra feminino; 2 sets a 0 da dupla masculina do vôlei de praia, Alison Cerutti e Bruno Schmidt, contra a dupla do Canadá; e 2 sets a 1 de Ágatha e Bárbara contra as Atletas da república Tcheca, no vôlei de praia feminino.

Outro destaque do dia foi a classificação inédita da equipe brasileira de ginástica artística para a final por equipes da modalidade. Os meninos surpreenderam e conseguiram a classificação ficando somente um ponto abaixo de seus maiores rivais, o Japão. Além disso, os atletas conseguiram bons resultados individuais, com uma bela apresentação de Arthur Zanetti, atual campeão olímpico nas argolas, e a melhor performance de Diego Hipólito no ano, que pode render a ele uma vaga na final do aparelho.

A tristeza ficou por conta do judô. Sarah Menezes e Felipe Kitadai, medalhistas olímpicos em Londres-2012, foram derrotados na repescagem e estão fora dos jogos do Rio-2016 sem subir ao pódio. Sarah, vencedora do ouro na última olimpíada, ainda se machucou e com uma luxação no cotovelo saiu do tatame direto para a policlínica na Vila Olímpica.

201608061633268120.jpg

PROBLEMAS NAS ARENAS

No primeiro dia de competições depois da abertura oficial do Rio-2016, as longas filas nos locais de competição chamaram mais atenção do que as disputas. Após problemas no Parque Olímpico e na Arena Copacabana, o Comitê Organizador Rio-2016 pediu desculpas ao público e explicou que as falhas estão sendo causadas por falta de integração entre as diferentes entidades envolvidas na organização.

? Pedimos desculpas, sabemos que o público está enfrentando longas filas. Já informamos as autoridades e não queremos que ninguém perca nada por causa de fila. Estamos mobilizando nosso pessoal para nas próximas horas resolver tudo ? prometeu o diretor de Comunicação do Rio-2016, Mario Andrada, na coletiva conjunta entre o comitê e o COI neste sábado.

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, admitiu neste sábado que houve erros de escala da Força Nacional que contribuíram para problemas na entrada das arenas esportivas no primeiro dia de competições após a cerimônia de abertura Jogos Olímpicos do Rio. Em vários locais, houve relatos de longas filas e falhas nas revistas, os chamados ?mag and bags? (verificação de mochila com raquetes detectoras de metais). No Parque Olímpico da Barra, repórteres de O GLOBO flagraram pessoas com mochilas entrando sem ser revistadas.

20160806_092711.jpg