Esportes

De forma irônica, Paes diz que já entregou planos de legados à Justiça

RIO – Em tom irônico, o prefeito Eduardo Paes afirmou que já entregou os planos de legados olímpicos à Justiça, que estabeleceu prazo até o dia 4 de agosto, véspera da abertura da Olimpíada para a entrega do documento. O Ministério Público (MP) federal entrou com ação solicitando que a prefeitura, o estado, a União e a Autoridade Olímpica dissessem que será feito com as instalações olímpicas e arenas após os Jogos.

? Estou entregando hoje ou amanhã com uma notícia publicada pela impressa no dia 29 de julho do ano passado que mostra todo o legado olímpico. Entregarei também o release com a apresentação que fizemos para a imprensa e também gravamos um DVD com reportagens exibidas ? disse Eduardo Paes, em entrevista, após participar da inauguração da reforma do Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste.

O MP federal quer saber quem ficará responsável por cada empreendimento, como será gerido e quais os custos de manutenção. O objetivo é impedir que as instalações se transformem em ?elefantes brancos? após a Olimpíada e Paralimpíada.

Eduardo Paes negou que tenha desistido de fazer uma Parceria Público Privada (PPP) para operar as instalações olímpicas após os Jogos. Segundo o prefeito, a licitação já está em andamento e está marcada para o dia 4 de agosto. A intenção é escolher uma empresa que cuide do Parque Olímpico no módulo de legado. Entre as intervenções previstas estão a transformação de uma das arenas em ginásio experimental olímpico e uma outra instalação em espaço para eventos.