Esportes

Condições da Lagoa vão piorar nos próximos dias, diz Federação de Remo

201608021536251467.jpgRIO – Se o vento já foi problemático para os remadores no primeiro dia de competições da Olimpíada na Lagoa, a má notícia é que deve piorar. Esse é o prognóstico de Matt Smith, membro da Federação Internacional de Remo (Fisa), que justificou as razões para a competição ser mantida neste sábado, apesar da forte ondulação que chegou a capotar o barco de uma dupla de remadores sérvios.

– Amanhã (domingo) o vento estará pior, segunda-feira ainda pior e terça tão pior quanto segunda. Quarta-feira estará menos ruim, mas há previsão de chuva. Com esse prognóstico, decidimos manter a regata hoje e esperar que o tempo melhore depois – avaliou Smith. Remo na Lagoa – 30.07

Segundo o dirigente da Fisa, a previsão do tempo deste sábado indicava fortes ventos por volta de 7h, cerca de 1h30m antes do início das competições. Como as condições no horário eram favoráveis, a organização decidiu manter o cronograma de provas. Só que o vento mais intenso entrou depois do previsto, quando as competições já estavam em andamento, pegando Smith de surpresa.

– Ainda estamos ganhando confiança na previsão do tempo. Em Atenas-2003 (no Mundial Júnior de remo), tivemos muitos barcos capotando e isso foi um sinal para interrompermos a competição. Mas quando você toma decisões desse tipo, acaba abrindo um precedente muito duro.

Enquanto o vento é um problema, Smith foi enfático ao elogiar a qualidade da água da Lagoa.

– Nossos relatórios indicam que o nível é tão bom que a água está praticamente apta para beber. Está incrivelmente boa agora – garantiu.