Esportes

COI libera o último velejador russo para disputar a Olimpíada

pavel-russia.jpg RIO – O Comitê Olímpico Internacional liberou o russo Pavel Sozykin para disputar a Olimpíada do Rio, segundo informou a Federação Internacional de Vela. O atleta tinha sido declarado impedido pela própria entidade depois que o COI delegou a decisão sobre a participação ou não dos atletas a cada federação. Depois, a federação reconsiderou e permitiu que ele competisse. Neste sábado, o COI e a Corte Arbitral do Esporte tomaram a decisão final. Doping 05-08

Sozykin foi citado no relatório da comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), que havia solicitado veto para toda a delegação russa. Com a decisão deste sábado, a Rússia não terá nenhum atleta da vela impedido de disputar os Jogos do Rio.

Sozykin compete na classe 470, que é em dupla. Ele já estava no Rio desde a última semana. As regatas da 470 começam na quarta-feira.

Na quinta-feira, o COI já havia permitido a participação de outros seis velejadores da Rússia: Stefania Elfutina e Maksim Oberemko, ambos do RS:X; a dupla Liudmila Dmitrieva e Alisa Kirilyuk do 470 feminino; Sergey Komissarov do Laser; e Denis Gribanov, companheiro de Sozykin no 470 masculino.