Um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI) declarou, nesta quarta-feira, que a decisão da entidade sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos de 2016 deve sair dentro de sete dias. Inicialmente, o COI pretendia dar uma resposta sobre a presença russa na Rio-2016 até o fim de semana.
Não à toa, o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, afirmou nesta quarta à agência “Tass” que esperava um posicionamento da entidade até o domingo, dia 24. A Agência Mundial Antidoping (Wada) havia pedido, na segunda-feira, que todos os atletas russos fossem proibidos de ir à Olimpíada após um relatório de sua comissão independente apontar participação direta do governo da Rússia no encobrimento de casos de doping.
– Esperamos uma decisão dentro de sete dias sobre a eventual participação de atletas russos no Rio – declarou Emanuelle Moreau, porta-voz do COI, à agência de notícias France-Presse nesta quarta-feira.
A demora do COI em tomar uma decisão em caráter definitivo sobre a Rússia chamou a atenção de Dick Pound, ex-presidente da Wada e antigo vice-presidente do COI:
– Tenho a impressão, lendo as entrelinhas, de que o COI por algum motivo está muito relutante para decidir sobre a total exclusão da Rússia – afirmou Pound em entrevista à “BBC” – Quando se toma uma decisão dessa gravidade, é preciso estar seguro para não chocar-se com algum obstáculo jurídico que não se havia pensado – completou.
O COI também aguarda o julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre os pedidos individuais de 68 atletas russos que desejam receber autorização para participar dos Jogos Olímpicos, a despeito do banimento da Federação de Atletismo da Rússia (Araf) de competições internacionais, que vigora desde novembro.
Até o momento, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que baniu o atletismo russo após um escândalo de doping, autorizou apenas duas atletas do país a participarem da Olimpíada do Rio – uma delas, por sinal, é a delatora do esquema de doping sistemático. A decisão do CAS sobre os atletas da Rússia sairá nesta quinta-feira, dia 21.