Esportes

Cascavelenses assumem a liderança da categoria RC4 no Brasileiro de Rali

O Rali de Erechim, disputado de quarta-feira a domingo, em Erechim, no Rio Grande do Sul, foi de empolgação, emoção e de superação para a dupla paranaense Sandro Suptitz/Eduardo “Lobinho” Ortolan. A competição terminou domingo, valendo pelos campeonatos Sul-Americano, Brasileiro, Gaúcho e Velocidade.

Suptitz e Otolan capotaram logo na Primeira Especial de domingo, mas desceram do carro, destombaram o Gol da equipe Rally Cascavel Motorsport, e em uma prova de superação nas Especiais seguintes conquistaram a segunda colocação na soma dos três dias de prova e assumiram a liderança da categoria RC4 no Campeonato Brasileiro, com 23 pontos.

A vitória na RC4 foi da dupla de Curitiba formada por Emerson Cavassin e Luís Felipe Eckel, com um Peugeot, ao passo que em terceiro chegou Leandro Brustolin e Eduardo Tonial, de Florianópolis, com um Renault Clio.

Na classificação extraoficial do Campeonato Brasileiro, Sandro Suptitz e Eduardo Ortolan lideram a categoria RC4 com 23 pontos. A dupla de Cascavel tem quatro pontos a mais do que C. Carminatti/Marcos Marini. Em terceiro surge a dupla Alan Serro/Lucas Nelmann, com 16 pontos.

Desafios

O piloto Sandro Suptitz comemora o segundo lugar de Erechim, afirmando que foi uma semana de muitas dificuldades para os participantes e para a organização em função da greve dos caminhoneiros. “A organização driblou os bloqueios para garantir o combustível para a competição. Foi muito trabalho, mas tudo correu bem. Foi um rali sensacional, que fez jus à fama de maior do Brasil. Somos a favor dos caminhoneiros, mas a pressão foi muito grande no fim de semana. No domingo, também tivemos dificuldades para retornar do Rio Grande do Sul para o Paraná, mas chegamos bem a Cascavel para comemorar essa liderança do Brasileiro com familiares e amigos”, enfatiza Suptitz.

Já o navegador Eduardo Ortolan comenta que o carro esteve perfeito nos três dias de prova. “Foi a melhor configuração dos últimos anos. Achamos a receita. Sem falar o foco e a seriedade da equipe Rally Center. A escolha correta da calibragem dos pneus Yokohama nos deu segurança e confiança nas duras estradas de Erechim. O suporte montado pelo chefe de equipe, Renê Bordignon, também foi fundamental para o resultado positivo”, enfatiza Eduardo Ortolan.

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro será disputada nos dias 14 e 15 de julho, em São Manoel, Estado de São Paulo.

A equipe Rally Cascavel Motorsport tem apoio de Fusão Solar, Auto Posto Texas, Auto Escola Senna, Beux Import e Export, Moinho Rio Azul, Cervejaria Providencia, Bar do Didi, Mormaii Óculos, Yokohama Pneus – Tire Shop, Mizuno Óculos, Incafibra, Rei do Pão, Ótica Curitiba e Rally Center (que faz a preparação mecânica do carro).

Indianápolis

As 500 Milhas de Indianápolis, disputada domingo, foi a mais acidentada dos últimos anos. Teve uma corrida de destaque justamente para o mais jovem piloto do grid: o gaúcho Matheus Leist. Aos 19 anos, o piloto da AJ Foyt fez uma prova sem cometer erros em um dia em que diversos veteranos acabaram sofrendo acidentes e terminou com o 13º lugar entre os 33 pilotos que largaram, sendo o segundo melhor estreante.

O melhor

Matheus Leist foi o melhor entre os brasileiros. Helio Castro Neves e Tony Kanaan (chegou a liderar) bateram e abandoram a prova. Castroneves ficou com a 27ª colocação e Kanaan com a 25ª.

Will Power

No domingo de brilho para australianos, Will Power venceu as 500 Milhas de Indianápolis. O piloto da Penske/Chevrolet foi seguido pelos norte-americanos Ed Carpenter, da Carpenter/Chevrolet, pelos neozandelês Scott Dixon, da Ganassi/Honda, que foram segundo e terceiro, respectivamente.