Esportes

Carismático e campeão: Vinicius Jr. deixa o Sul-Americano sub-17 em alta

vinicius-jr.jpg

O ano começou a mil por hora para Vinicius Júnior. Aos 17 anos, o meia-atacante da base do Flamengo vive um estrelato precoce após o Sul-Americano sub-17. Bicampeão com a seleção brasileira – título confirmado após a goleada por 5 a 0 sobre o Chile, na noite de domingo -, Vinicius deixou a competição como artilheiro e melhor jogador.

E o próprio Vinicius fez questão de comemorar o feito, com publicações descontraídas em redes sociais, bem ao estilo jovem. Nascido em julho de 2000, em São Gonçalo, Vinicius ainda tem feições e trejeitos de menino, mas já convive com grandes responsabilidades. Estão em pauta, no futuro próximo, treinos com o time profissional do Flamengo e os olhares de Real Madrid e Barcelona, gigantes do futebol espanhol.

Vinicius Jr comemora título do Sul-Americano

O desempenho de Vinicius Júnior, que marcou sete vezes e foi o maior goleador do Sul-Americano, chamou atenção inicialmente do Barcelona, que já teria entrado em contato com o staff do jogador. Além de artilheiro, Vinicius também ganhou o prêmio de melhor jogador da competição, o que também leva em conta os lances plásticos que protagonizou – como o chapéu triplo contra o Paraguai.

65855331_Brazil´s Vinicius Junior poses with the best player trophy in the South American U-17.jpg

O brilho de Vinicius fez com que o Real Madrid também entrasse na briga com o Barcelona pelo jovem meia-atacante, segundo jornais da Espanha, em uma aparente semelhança pela disputa em que os dois rivais se envolveram pela contratação de Neymar há quatro anos. O craque da seleção brasileira principal, por sinal, mandou um recado em vídeo a Vinicius Júnior, mostrando que a joia do Flamengo está no radar dos principais craques e times do mundo.

O Flamengo monitora o assédio sobre o jogador, que tem multa rescisória na casa dos R$ 100 milhões, e pretende inseri-lo em um projeto de preparação que segue protocolos do time profissional. Vinicius chegou a realizar treinamentos com os profissionais em janeiro no Ninho do Urubu após ter participação de destaque na Copa São Paulo de futebol júnior. O Flamengo acabou eliminado pelo Corinthians nas quartas de final, mas a habilidade de Vinicius já chamava atenção à época.

O título com a seleção brasileira no Sul-Americano sub-17 veio após uma goleada por 5 a 0 sobre o Chile, anfitrião do torneio, na noite deste domingo. Vinicius, desta vez, não balançou a rede: os gols foram de Paulinho, Alan Souza (3) e Lincoln, este último companheiro na base do Flamengo.

Nem Vinicius, nem Lincoln estão inscritos no Carioca pelo Flamengo. Por enquanto, o clube espera dar rodagem interna às revelações antes de lançá-las ao mundo profissional. Os muros do Ninho do Urubu, no entanto, ainda não são altos o suficiente para barrar a luz dos holofotes.