O piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin iniciam hoje a última etapa do Rali Dakar como virtuais campeões da categoria UTVs. A bordo do Can-Am Maverick X3, os brasileiros venceram a 12ª etapa da prova, realizada quinta-feira entre Fiambalá/Chilecito e San Juan, na Argentina. A dupla ampliou a vantagem para 1h03m27 sobre o francês Patrice Garrouste e o suíço Steven Griener, que estão em segundo lugar na tabela, de acordo com os resultados extra-oficiais.
A chegada do 40º Rali Dakar será hoje, em Córdoba. Mesmo na reta final, a prova continua levando homens e máquinas ao extremo. “A 12ª etapa foi muito cansativa e difícil, não consigo nem apontar o trecho mais duro. Teve pedra atrás de pedra e passagem por leitos de rio, o que nos deixou ensopados”, relatou o experiente Varela, no grid do Dakar pela sétima vez.
O percurso da 12ª etapa incluiu 791 quilômetros (522 de especiais). “Eu quase não aguento falar. Dormimos apenas três horas, às 4h53 já estávamos no Can-Am Maverick X3 para mais de 15 horas dentro do UTV. O veículo está perfeito, só ficou um pouco sujo por conta do barro”, explicou.
O navegador teve bastante trabalho no dia. “A organização, mais uma vez, exigiu muita na navegação. Foi bem difícil, com trechos no meio do nada, sem referência alguma. Completamos muito bem o dia, a missão foi cumprida e vamos motivados para as últimas duas etapas do Rali Dakar”, concluiu Gugelmin.
Última etapa
A última etapa será toda disputada em Córdoba, com percurso de 286 quilômetros, sendo 166 de deslocamento e 120 de trechos cronometrados.