Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin estão prontos para encarar os últimos dias do 40º Rali Dakar. O objetivo da dupla brasileira é manter a liderança dos UTVs a bordo do Can-Am Maverick X3. Com o cancelamento da nona etapa por conta do mau tempo de ontem, competidores e equipes de apoio deslocam de Tupiza (Bolívia) a Salta (Argentina) por estradas.
A vantagem dos brasileiros na ponta da tabela é de 1h34m31s sobre os peruanos Juan Carlos Uribe Ramos e Javier Uribe Godoy, que também competem com o Can-Am Maverick X3. A programação do Rali Dakar será retomada hoje, quando a décima etapa terá 795 quilômetros (372 de trechos cronometrados) até Belén, na Argentina.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados e vamos segurar a liderança até o fim”, disse Varela. “O Can-Am Maverick X3 é perfeito. Vencemos as últimas duas etapas, disputadas em formato maratona. O UTV rodou mais de mil quilômetros sem apoio mecânico e chegou inteiro, só precisamos tirar o barro”, continuou o piloto paulista.
O navegador catarinense Gugelmin ressaltou que ainda haverá muitos desafios até a linha de chegada. “Saímos do frio e da areia pesada da Bolívia e entramos na Argentina, que traz um terreno totalmente diferente. Os próximos dois dias terão dunas muito difíceis, que devem decidir o Rali Dakar”, concluiu.
O 40º Rali Dakar também reúne quadriciclos, motocicletas, carros e caminhões. A chegada será no dia 20 de janeiro na cidade de Córdoba, Argentina, sendo que o percurso total inclui mais de 8.000 km.
Resultados acumulados da categoria UTVs após oito etapas
1º) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Bra), 40h15m31
2º) Juan Carlos Uribe Ramos/Javier Uribe Godoy (Per), 41h50m02