Lucas Moraes segue realizando uma campanha inédita para um piloto brasileiro no Rali Dakar, a maior e mais difícil prova do gênero no mundo, disputada na Arábia Saudita. Nesta terça-feira (10), durante a nona etapa, o ainda estreante Moraes assumiu a vice-liderança geral da corrida, novamente atraindo os olhares de todo o mundo do off-road para um desempenho que vem surpreendendo a equipe belga Overdrive Racing. Depois de 3.614km de especiais, Lucas está atrás apenas do atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah, que também compete com um Toyota GR DKR Hilux, mas sob a bandeira da equipe oficial da fábrica japonesa.
A etapa desta terça-feira foi composta por 358km de especiais – trechos cronometrados onde acontece a competição – entre Riad e Haradh. O brasileiro, que conta com a navegação do alemão Timo Gottschalk, terminou na 10ª posição entre os 73 carros inscritos, em dia vencido pelo multicampeão de rali, o francês Sébastien Loeb (Prodrive Hunter T1+). Moraes disse que ficou surpreso com o nível de perigo no início do trajeto e, depois, teve que controlar o carro em um longo trecho de alta velocidade marcado por vários saltos.
Apoio dos amigos
Moraes também falou do momento que está vivendo no Dakar. “Primeiro, só o fato de estar aqui já é a realização de um sonho. Fui criado entre praticantes de rali, tenho muitos amigos nesse meio. E eles estão me dando muito apoio com mensagens positivas e muitas dicas também. Quem me conhece sabe que eu nunca imaginei estar nessa posição em um Dakar. Isso aqui é demais”, contou.
“Mas temos ainda cinco dias pela frente. Serão cinco dias de dunas em um deserto enorme e famoso aqui no Oriente Médio, o Empty Quarter, e tudo indica que vai ser muito difícil. Como é a minha primeira vez, sigo mantendo respeito máximo pela prova. E agora ainda mais”, finalizou.
Confira os resultados da 9ª Especial, 346km, entre Riad e Haradh
1º) Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 3h7m24s
2º) Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Prodrive Hunter T1+) +57s
3º) Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +2m8s
4º) Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +5m11s
5º) Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +7m38s
6º) Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +8m23s
10º) Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +10m33s
Classificação geral da categoria Carros após nove especiais
1º) Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 34h19m20s
2º) Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h21m57s
3º) Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h43m8s
4º) Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1…
Crédito: Divulgação