Esportes

Boxe brasileiro vai otimista para os Jogos do Rio

A equipe brasileira de boxe está na reta final de preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, após o treino aberto para a imprensa, o técnico da equipe, Otilio Toledo, disse que o time brasileiro está preparado para os Jogos.

– O Brasil vai lutar por medalhas. Todas as categorias que temos classificadas estão preparadas – disse Otilio.

Em Londres-2012, o Brasil conquistou três medalhas: uma prata com Esquiva Falcão e dois bronzes com Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo. Um recorde na história do esporte, que até então só tinha uma medalha olímpica.

Perguntado se a equipe tem chance de superar estas marcas, Otilio disse que isso dependerá de muitos fatores. Não apenas da preparação, como também de sorte, como o sorteio das chaves. E apontou como principais adversários dos brasileiros os boxeadores de Cuba, Grã-Bretanha, Irlanda, Estados Unidos, Uzbequistão e Cazaquistão.

– Tudo é possível. Depende de muitas coisas. Depende do sorteio, dos adversários. Às vezes, você pode cair numa chave fácil ou difícil. Mas a meta é tentar as medalhas.

Para Otilio, lutar em casa pode fazer diferença para a equipe brasileira. E os boxeadores estão prontos para não sentirem a pressão.

– A psicóloga da equipe vem trabalhando nos últimos anos em cima disso. Como se comportar em termo de desempenho com a pressão da torcida favorável. O trabalho dela tem sido fundamentalmente a não cair o desempenho – disse o treinador cubano, que elogiou a evolução do boxe brasileiro.

– O que posso dizer é que o Brasil vem melhorando no boxe, nesta Olimpíada, nas anteriores. Há 15 anos que o Brasil vem trabalhando e está começando a colher frutos.

Para Otilio, porém, este trabalho ainda não está no auge.

– Tenho a pretensão pessoal de que quero um pouco mais – encerrou.