Nenhum dos favoritos mais badalados está no pódio do ciclismo de estrada masculino da Olimpíada do Rio. Ao fim de mais de seis horas de prova e de um percurso duro de 237,5 km, o belga Greg Van Avermaet se tornou o novo campeão olímpico. A medalha de prata ficou com Jakob Fuglsang, da Dinamarca, e o bronze com Rafal Majka, da Polônia.
Avermaet arrancou nos instantes finais, já na Praia de Ipanema, a 4 km da chegada, na altura da Rua Francisco Sá, em Copacabana. Ali quem liderava era o polonês Majka, ultrapassado também por Fugslang.
O sprint final foi emocionante, a partir da reta da Rua Francisco Otaviano, que separa o Arpoador do Forte de Copacabana. Avermaet e Fugslang cruzaram a linha de chegada no mesmo tempo: 6h10m05s. A vantagem do ciclista da Bélgica foi de menos de uma roda.
Bicampeão do Giro D’Italia, o italiano Vincenzo Nibali foi tragado pelas curvas fechadas da Estrada do Joá, na Floresta da Tijuca. Ele disputava a liderança com Sérgio Henao, da Colômbia, quando ambos caíram, num trecho de descida veloz e muito técnica, e ficaram fora da disputa.
Chris Froome, tricampeão do Tour de France, outro superfavorito, teve problemas durante a prova. Richie Porte, da Austrália, outro destaque do circuito mundial de estrada, sofreu uma queda feia, também numa curva do Joá, e ficou fora.