RIO – O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse em entrevista coletiva, nesta quint-feira, que os desafios enfrentandos para resolver os problemas para concretização dos Jogos foram vencidos, mas que esta foi uma experiência não gostariam que se repetisse.
– Para onde você olha, havia desafios enormes. Mesmo assim, este país e esta cidade conseguiram botar os Jogos Olímpicos de pé. Tivemos uma grande cooperação entre nós e os brasileiros. O modelo financeiro dos Jogos do Rio conseguiu ficar de pé e aguentou o teste de tensão, o qual esperamos não ter de passar de novo.
Bach também respondeu a uma ironia do prefeito Eduardo Paes, que, em entrevista à Rádio Estadão nesta manhã, afirmou que o Brasil não pode ficar pagando a conta de caviar dos outros. Paes se referia aos cortes que estão sendo feitos pelo Comitê Rio 2016 para evitar o déficit ao fim dos Jogos em caso de prejuízo no balanço, prefeitura e estado deverão arcar com a conta. Uma das economias é no cardápio das áreas reservadas à família olímpica nas arenas.
– O prefeito gosta de fazer comentários que ele considera serem piadas. Não pedimos caviar, seria ridículo. Sabemos da crise por qual o país está passando, talvez a pior crise na história: do Estado, social, econômica, desafios ambientais…