O superpoder que todo vestibulando gostaria de ter é saber tudo o que vai cair no Enem, principalmente o tema da temida redação. O medo da maior parte dos candidatos é não saber argumentar sobre o tema e, muito menos, propor uma solução ao problema apresentado.
Professora de Redação do Cursinho da Poli de São José dos Campos, Miriele Amorim explica que “historicamente, o Enem aborda temas que, de alguma forma, influenciam a sociedade, principalmente, problemas de sociais e de críticas à sociedade”.
O Enem também não costuma abordar temas muito polêmicos ou recentes, cuja a discussão ainda esteja em curso, como, por exemplo, Reforma da Previdência ou legalização da maconha.
Para facilitar a vida de estudante, a professora Miriele listou oito possíveis temas de redação para o Enem 2019! Confira a lista:
- Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil
Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. “A capital São Paulo, por exemplo, sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego – como metrôs e rodízios de carro –, ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana”, completa Miriele.
- O combate às epidemias no Brasil
Hoje, o índice de epidemias e número de mortes relacionadas a elas ainda cresce, como no caso da dengue e da sífilis e de outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante ficar atualizado sobre o problema e pesquisar políticas de prevenção.
- O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?
A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos pela melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levam a esse aumento e como continuar o crescimento.
- A evasão escolar em questão no Brasil
O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.
- Como combater o bullying nas escolas do Brasil?
O bullying ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras e afeta principalmente os adolescentes. É caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e ainda pode ocorrer pelas redes sociais, o chamado cyberbullying.
- O combate à depressão na sociedade brasileira
Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, tornar-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão. “No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2016 ocorreu 1 caso a cada 46 minutos”, lamenta a professora.
- A importância da preservação do meio ambiente
Esse tema é uma pauta verde que sempre está em discussão. Vale se inteirar de programas de preservação, legislações e conferências ambientais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20 e Agenda 21.
- O perigo da escassez da água no Brasil
Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.