Brincar é tão importante, é um ato de liberdade e imaginação que nos remete a pureza de ser criança. Não ter medo de errar, não ter preconceito, não se preocupar com a hora e com os compromissos. É normal quando vemos uma criança brincando, pensarmos o quanto era bom ser criança, pois nessa fase não precisávamos levar nada a serio. Porém, brincadeira de criança pode ser algo mais complexo do que imaginamos. As brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, têm um importante impacto para o desenvolvimento saudável e para a vida psíquica das crianças, uma vez que as ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais.
A brincadeira leva as crianças a exercitarem muitas habilidades, como a capacidade de expressão verbal e não verbal, linguagem, raciocínio, pensamento abstrato, representação espacial, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, imaginação, relacionamento intrapessoal e interpessoal, autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência.
Brincando as crianças aprendem, por exemplo, a contar, a classificar, a ordenar, a discriminar, a traçar estratégias, solucionar problemas, etc. Além de aprender diversas regras sociais e, a partir delas, a regular seu próprio comportamento. Também estão relacionadas ao desenvolvimento dos sentidos (táteis, visuais, etc), da coordenação motora, da corporalidade, do movimento, do equilíbrio, da propriocepção e da imagem corporal. Sendo assim, as brincadeiras e os jogos infantis também podem ser instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem das crianças.
Pensando nisso, a professora Silvia orientou alunos do 1º ano "C", do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria em Cascavel a conhecerem uma nova brincadeira, denominada: LUA, LUA. Nesta brincadeira, o "pegador" não pode sair de cima das linhas (já traçadas anteriormente) para alcançar os colegas. Estes por sua vez, não podem correr fora da área do círculo. Foram momentos de muita integração, atenção e observação.
Animação e cores
Uma animação legal ocorreu na aula com os alunos e a professora Rosângela, da Educação Infantil. A aula era sobre as cores, mas com muita mágica eles foram realizando e assim, descobrindo muito mais sobre as cores. Esse mundo colorido é um barato de se ver!
Aluno exemplar!
Com o objetivo de motivar e valorizar os hábitos de estudos diários, assim como, incentivar os alunos no desempenho de seus compromissos escolares, o Serviço de Orientação Educacional, do Colégio Santa Maria, identificou alunos do Ensino Fundamental 2, que no decorrer do 1º trimestre letivo sempre apresentaram as atividades (tarefas e trabalhos) solicitados pelos professores nas diversas disciplinas. Como reconhecimento do esforço e dedicação em seus estudos, receberam o Certificado de "ALUNO EXEMPLAR". Com certeza seguirão com muito orgulho e segurança seus hábitos de estudos. Aos demais alunos foi destacado o convite para que no decorrer do 2º Trimestre possam também receber essa nobre premiação.