Curitiba – As vendas de Natal deste ano foram ligeiramente maiores que as do ano passado no comércio varejista no Paraná. É o que aponta a pesquisa contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná). O levantamento mostra, também, um comerciante preocupado com a economia, porém com boas expectativas para seu negócio nos próximos meses.
O estudo foi realizado pelo grupo Datacenso com 564 comerciantes nas cidades de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A coleta de dados, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2023, mostra que, no geral, as vendas superaram as do mesmo período do ano passado em 1,12%. Numa análise comparativa, Cascavel apresentou o maior crescimento (1,63%), seguido por Guarapuava (1,26%). Francisco Beltrão teve o menor desempenho, com crescimento de apenas 0,85% nas vendas.
Vendas em alta
Segundo o presidente da Faciap, Fernando Moraes, apesar de pesquisas nacionais apontarem queda do poder de compra do consumidor, este estudo mostra aumento nas vendas no Paraná. “Este é um período em que tradicionalmente ocorre aumento das compras. O 13º salário e as férias antecipadas são grandes motivadores do consumo”. Fernando acrescenta, também, que houve um melhor desempenho das vendas em regiões com forte presença do agronegócio.
O presidente da Faciap afirma, também, que esta foi a primeira pesquisa realizada em datas comemorativas, pela Faciap, que aponta volume de vendas superior em relação a 2022. “Em levantamentos que fizemos anteriormente em datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, constatamos queda no número das vendas, o que foi diferente nesta pesquisa do Natal, em que tivemos um aumento no consumo”, destaca o presidente.
“Para 2024, o comércio paranaense precisa investir mais na forma híbrida de venda, conciliar as tradicionais vendas físicas com as vendas no ambiente digital, para atender melhor os clientes”, aconselha Fernando.
Em 2024
Quanto à expectativa em relação à economia para 2024, os comerciantes paranaenses continuam preocupados, mas sempre animados com os seus negócios. A maioria dos entrevistados (67%) demonstra preocupação, principalmente os de Londrina (67%) e Francisco Beltrão (66%). Já os comerciantes mais otimistas com o rumo da economia estão em Guarapuava (38%) e Cascavel (37%).
A maioria dos comerciantes entrevistados está animada com o rumo dos seus negócios nos próximos meses. Os empresários mais otimistas com o futuro estão em Ponta Grossa (81%) e Cascavel, com 77%.
Consumidores
No início de dezembro, a Faciap realizou pesquisa juntos aos consumidores. A pesquisa mostrava que cerca de metade dos consumidores pretendia fazer compras em lojas físicas de rua, sobretudo os de Francisco Beltrão e Guarapuava. Já em Curitiba e Maringá, a maioria pretende comprar pela internet, principalmente os consumidores da faixa entre 18 a 25 anos. Enquanto na faixa de 26 a 35 anos há um equilíbrio entre loja física de rua e internet. Ainda na capital paranaense, 53% dos consumidores pretendem comprar em shoppings, sendo parte significativa com mais de 55 anos.
A pesquisa mostrou, também, que o consumidor paranaense pretende gastar em média R$ 155,51. Além disso, destaca que os consumidores de Ponta Grossa, seguidos pelos de Cascavel são os que mais vão gastar com as compras. Já os de Londrina e Guarapuava são os que pretendem desembolsar menos.