Oitenta doadores diários parece não ser um número tão exagerado assim, mas para alcançar esta meta os profissionais do Hemocentro de Cascavel precisam estar sempre em alerta e dedicados a um trabalho de captação de voluntários.
De acordo com a assistente social Eliane Avancini, é nesta época de férias escolares e de feriados prolongados que os estoques de bolsas de sangue reduzem, e por conta das viagens programadas neste período, achar doadores para repô-las fica ainda mais difícil. Por isso, o Hemocentro vai permanecer aberto na semana entre Natal e Ano Novo, fechando apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. “No restante dos dias os atendimentos serão normais”, diz Eliane.
A assistente social não pede nenhum tipo sanguíneo específico, já que todos são necessários. “Só reforçamos o lembrete para que os doadores venham fazer a sua parte nos próximos dias, pois não há data comemorativa para quem está doente e dependendo de sangue nos hospitais. Elas continuam lá e lutando pela vida”, comenta.
Critérios aos voluntários
Para ser um doador é necessário seguir alguns requisitos como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 quilos, estar descansado e alimentado. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.