BERLIM – A Volkswagen pode conseguir escapar de multas do governo alemão mesmo após admitir ter fraudado testes de emissões de poluentes de alguns modelos durante anos, refletindo uma abordagem mais branda que tem gerado descontentamento, na esteira de um generoso acordo com os motoristas americanos.
O jornal alemão ?Bild? criticou a empresa por deixar de compensar mais de 2 milhões de proprietários afetados depois que o diretor executivo Matthias Müller descartou um pagamento aos motoristas na Europa dizendo que seria um fardo excessivo.
Também não se deve esperar muito do governo alemão, uma vez que o Ministério do Transporte não planeja buscar uma forma de multar a montadora. Em vez disso, a pasta está confiando no recall para resolver as queixas dos consumidores, e em uma investigação criminal em curso para determinar se são necessárias mais medidas.
? Nós temos agora uma situação em que se requer da Volkswagen que ponha os carros de volta em uma condição que cumpra a legislação ? disse nesta quarta-feira o ministro do Transporte da Alemanha, Alexander Dobrindt. ? Isso é o que é apropriado para remediar o dano que foi feito.
Enquanto a Volkswagen vai pagar até US$ 10 mil para os donos de carros afetados nos EUA como parte de um acordo por ter equipado os veículos com um software que mascarava emissões durante testes; a Alemanha pegou mais leve. O país, que é fortemente ligado à Volks por meio da fatia de 20% que o estado da Baixa Saxônia tem na empresa e pela influência política da gigante automotiva, aprovou um reparo de baixo custo que consiste em uma atualização de software e, em alguns casos, um tubo com uma espécie de filtro na ponta.
Acrescentar compensação financeira aumentaria muito a carga para a Volks porque um acordo na Alemanha provavelmente seria aplicado a todos os 8,5 milhões de carros afetados na Europa ? 17 vezes o número dos EUA.
? Não é aceitável que o governo não tome consequências reais do escândalo de emissões e dê um cheque em branco para truques e enganações ? afirmou Oliver Krischer, membro do Bundestag do Partido Verde que lidera um comitê parlamentar de investigação. ? Precisa ser explicado porque as empresas na Alemanha não pagam multas, também não é certo que os motoristas europeus sejam tratados de um modo pior do que os americanos.
Procurada pela Bloomberg, a Volkswagen não quis comentar o assunto.