Cascavel – Encerrou, na sexta-feira (27), a capacitação para despachantes da regional da 7ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). O objetivo foi repassar aos profissionais as mudanças previstas para o próximo ano em todo o Paraná.
A partir de 2 de janeiro de 2016, as vistorias dos veículos feitas no Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) ou nos despachantes credenciados passarão a ser eletrônicas, ou seja, com a inclusão de fotos e observações sobre dados de identificação do veículo.
Para o chefe da 7ª Ciretran de Cascavel, Pedro Silvério, a mudança vai favorecer tanto o usuário como os funcionários que fazem o procedimento.
Vai dar mais segurança no momento da vistoria do veículo e também colabora para detectar a adulteração no chassi, número de motor e ainda evita clonagens, explica.
Este é o primeiro sistema de vistoria eletrônica em todo o País. Com a mudança também será alterado o uso de papel. Eles dão espaço aos arquivos eletrônicos.
Não haverá mais a necessidade de se guardar tantos documentos. Sem contar a praticidade de o sistema oferecer em tempo real a vistoria, ou seja, se precisar acessar de outra cidade, será imediata a consulta, acrescenta Silvério.
O delegado do Sindicado dos Despachantes do Paraná, Edison Roberto Teixeira, também ressaltou a facilidade do novo aplicativo.
Dê início dá um susto, mas durante os três dias de curso aqui no Detran vimos o quão importante e como vai nos ajudar. Vamos ganhar mais tempo e a vistoria eletrônica veio para somar, comenta.
O sistema foi desenvolvido em parceria entre o Detran, Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e Sindepar (Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná). No aplicativo será preenchido um roteiro com as informações da placa, Renavam, chassi e as fotos de cada item vistoriado.
(Com informações de Eliane Alexandrino)