Moradores de Gramado, na Serra Gaúcha, estão apavorados. Vídeos que circulam na internet mostram enormes rachaduras que começaram a ser formar em vários pontos da cidade turística. O bairro Três Pinheiros é um dos locais mais afetados, obrigando as famílias a evacuarem do local. Na Avenida Perimetral, uma enorme fenda de 150 metros de extensão impressiona. Equipes da Defesa Civil juntamente com a Brigada Militar chamam a atenção para o risco de desmoronamento de uma encosta e deslizamentos de terra.
Os 150 moradores do bairro se abrigaram na casa de famílias e amigos. Os demais, são acolhidos no ginásio da Escola Municipal Senador Salgado Filho, no bairro Piratini. As suspeitas são de que as enormes rachaduras surgiram em decorrência do volume excessivo de chuvas, tornando o solo mais instável.
Servidores da enfermagem param; índice prudencial e repasse federal preocupam
E a preocupação aumenta com a possibilidade das chuvas retornarem com força a partir desta quarta-feira. Um prédio na Rua Ladeira das Azaleias corre o risco de desabar. Em entrevista concedida ao jornal NH, o engenheiro civil Anderson Zimmermann, responsável pelo reforço da estrutura há alguns meses, tem ido ao local com frequência percebendo que a terra continua se movimentando.
“Que o prédio sofreu avarias, isso não tenho dúvidas, mas o tamanho das mesmas precisa ser avaliado”, disse. “Somente após o solo estabilizar é que será possível dizer se a construção precisará ou não ser demolida”.
DA REDAÇÃO
Edição: Paulo Eduardo
Foto: Corpo de Bombeiros de Gramado