Cotidiano

Vídeo ?ao vivo? engana milhões de internautas no Facebook

videolive.jpg

RIO ? Se você entrou no Facebook nesta quinta-feira, é possível que tenha se deparado com um vídeo ?ao vivo? mostrando a troca de uma lâmpada numa torre a 600 metros de altura, assim como milhões de outros internautas. Acontece que a transmissão não era ao vivo, apenas mostrava um vídeo já distribuído no YouTube rodando ao longo de quatro horas.

De acordo com a BBC, a cópia do vídeo mais antiga no YouTube é de 21 de setembro de 2015, e seria a escalada de uma torre da KDLT em Rowena, na Dakota do Sul, para inspeção de rotina. O vídeo tem duração de 18 minutos e 48 segundos.

Uma busca no Facebook mostra que o vídeo, apresentado como ?ao vivo?, foi publicado pela primeira vez na quarta-feira pela página Viral Time, e alcançou pouco mais de 60 mil visualizações. Mas na quinta, ele foi repetido pelas páginas Viral USA e Going Viral, cada uma com cerca de 1,5 milhão de visualizações, e pela Interestinate, que alcançou 6,7 milhões de visualizações, 268 mil reações, 217 mil comentários e 58 mil compartilhamentos.

O uso do ?Live? acabou chamando a atenção dos usuários para essas páginas. E essa não foi a primeira vez que um vídeo já gravado foi usado em ?loop? como se fosse ao vivo. No último dia 26, um vídeo anunciando uma caminhada espacial ao vivo atraiu 6 milhões de internautas, mas as imagens já haviam sido publicadas na web.