Cotidiano

Vela de aniversário teria causado incêndio semelhante ao da boate Kiss na França

cuba.jpg

PARIS – Uma vela de aniversário seria a causa da morte de treze pessoas, a maioria jovens entre 18 e 25 anos, num bar da cidade francesa de Rouen na noite desta sexta-feira.

Segunda uma fonte policial que falou à agência de notícia AFP, as primeiras informações são de que uma vela do bolo de aniversário teria provocado o incêndio no ultimo andar do bar “Au Cuba Livre”, onde o grupo de jovens festejava por volta da meia-noite. Eles morreram intoxicados pela fumaça.

“Os bombeiros foram acionados por volta da meia-noite para irem ao bar, chegaram ao bar”, disse Yvan Cordier, secretário-geral da prefeitura. Segundo ele, seis outros jovens estão feridos e internados, um deles em estado grave.

boate kiss

“Eu estava no bar, no térreo, tomando um drinque. Vimos as chamas, parecia um lança-chamas, foi muito rápido”, disse Stéphanie, de 36 anos.

Segundo as primeiras informações da investigação, “alguém passou com uma torta com uma vela e caiu na escada”, disse o fiscal adjunto da prefeitura de Roeun, Laurent Labadie.

“As velas caíram e voaram até as paredes e o teto, que tinha uma capa de isolamento sonoro”, acrescenta ele. “O material pegou fogo rapidamente e a fumaça tóxica se espalhou”.

O caso é semelhante a tragédia da boate Kiss, no Rio Grande do Sul, em 2013, quando um show pirotécnico incendiou o isolamento acústico e matou 242 pessoas, ferindo outras 680.

Vítimas intoxicadas

Na manhã deste sábado, a polícia local disse que as vítimas foram intoxicadas pela fumaça do teto do bar. Em entrevista a jornais locais, o prefeito fez questão de dizer que o caso foi de “origem acidental”.

Ele tentava acalmar boatos na cidade de que as mortes seriam de um atentado, história que rapidamente se espalhou, sinal do medo que se espalha pela Europa.