Capanema – A Usina Baixo Iguaçu informa que até ontem já foram dispensados 1.050 trabalhadores do seu canteiro de obras e outros 241 colaboradores já receberam aviso de dispensa. A empresa esclarece que as demissões fazem parte da desmobilização do seu canteiro de obras, que está parado desde a tarde do último dia 18 de outubro por imposição de manifestantes que se encontram há 29 dias acampados em frente aos portões de acesso, impedindo a entrada e saída de pessoal, máquinas e equipamentos.
A Usina esclarece, ainda, que as atuais demissões ocorrem exclusivamente em razão do bloqueio, uma vez que o projeto tem apenas 48% das obras concluídas até a presente data. A Usina informa que, sem a paralisação imposta pelos manifestantes, a obra alcançaria o seu ponto máximo de contratação em dezembro, com cerca de três mil trabalhadores em seu canteiro.
A Usina ainda aguarda o cumprimento da liminar que determina a desocupação imediata do canteiro, deferida no dia 26 de outubro no interdito proibitório impetrado pela empresa. A Usina está pronta para suspender as demissões, e retomar as obras, assim que o acesso for desobstruído e desbloqueado, na forma como indicado na ordem judicial.
Enquanto a decisão judicial não é cumprida, a Usina mantém o atendimento às famílias de agricultores interessadas no processo de avaliação das terras e negociação individual das indenizações.
Os atendimentos podem ser agendados pessoalmente ou por meio do telefone (46) 3552-8500.