BRASÍLIA – O comissário da União Europeia, Vytenis Andriukaitis, disse que enviará ao Brasil fiscais para acompanhar o processo de fiscalização da produção de carne. Falou que quer ver mais evolução e exigirá que o país prove que tem controle eficientes e independentes. As explicações podem ser até submetidas ao parlamento europeu, se necessário. Ele teve um encontro nesta manhã com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
? A suspeita de corrupção é inaceitável. Ainda mias se isso pode comprometer a saúde das pessoas. Aqui ou na Europa -frisou o comissário, que continuou:
? Por agora, vamos continuar mantendo os controles reforçados nos pontos de entrada. E vamos mandar auditores o mais cedo possível à luz da discussão que tivemos hoje.
Segundo ele, no encontro com o ministro Blairo, houve uma aberta e franca discussão. O enviado europeu ressalto que, agora, tem mais informação. Ele afirmou que explicou ao ministro brasileiro a posição dos estados membros.
? Eu quero ver o comprometimento do ministro para mostrar que podemos ter confiança plena do sistema de controle oficial do Brasil, um sistema independente de controle oficial ? falou o comissário.
? Essa mensagem que eu quero deixar para os nossos parceiros do Brasil para que o sistema brasileiro possa transmitir confiança compromisso no cumprimento das leis e previsibilidade.
A próxima reunião com um representante acontecerá na quinta-feira.
? Vamos reavaliar medidas e como a situação evoluiu. Eu repito: segurança alimentícia é crucial para manter a credibilidade dos nossos sistemas de controle. Assim, eu espero que as autoridades brasileiras implementem ações corretivas para restaurar essa credibilidade do seu sistemas de controle oficial o mais rápido possível. Está nas mãos do Brasil.
Ele afirmou ainda que continuará a reportar à Bruxelas, na reunião que teremos com os membros do conselho de segurança alimentícia na próxima segunda-feira e as Parlamento Europeu se necessário.
Questionado se o Brasil está no bom caminho, ele disse que continuará com a cooperação para obter um melhor entendimento, restaurar a confiança dos dois lados. No entanto, ele afirmou que precisa de mais evolução.
? A gente quer ver temos muito mais evolução. Temos muita questão técnica sobre procedimento e detalhe, regras e vários problema. E daí, veremos como progredir. É muito cedo para uma conclusão. Eles tem que ter um controle eficiente confiável e independente.