RIO ? De olho em diversificar sua programação, a TV Brasil, rede de televisão gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vem negociando com outras empresas públicas para que elas incluam em seus contratos de patrocínio uma cláusula que garanta direitos de transmissão para o canal.
A informação foi publicada nesta quarta-feira, pelo jornal “Folha de São Paulo“. Segundo a reportagem, as negociações envolvem a Caixa Econômica Federal, Petrobras e Banco do Brasil, e englobariam tanto conteúdos culturais (filmes, espetáculos etc) quanto esportivos. Hoje, 50% da grade da TV Brasil é preenchida por reprises.
É uma saída para driblar o orçamento limitado que a EBC terá em 2017: R$ 9 milhões, que seriam divididos entre os 11 veículos ligados à empresa. Vale lembrar que, por ser uma companhia governamental, a EBC não pode buscar outros patrocínios.
A “Folha” traz como exemplo o modelo de parceria proposto à Petrobras. A TV Brasil transmitiria, por exemplo, espetáculos e programas jornalísticos sobre projetos financiados pela empresa, como a Orquestra Petrobras Sinfônica e o Grupo Corpo. E negocia, ainda, a veiculação gratuita e exclusiva de filmes patrocinados pela Petrobras após o lançamento no circuito ? hoje, a TV Brasil precisa pagar por esse conteúdo.
A ideia não foi muito bem aceita por produtores e distribuidoras de cinema. A questão esbarra, principalmente, na questão da exclusividade. Segundo a reportagem da “Folha”, o mercado é favorável à cessão gratuita dos direitos de transmissão de filmes patrocinados por empresas públicas, mas apenas no esquema de reprise ? ou seja, cerca de cinco anos após saírem de cartaz.
A matéria lembra ainda que o investimento da Petrobras no cinema nacional diminuiu consideravelmente nos últimos anos: de 49 filmes patrocinados em 2010, o número caiu para oito em 2016.