Cotidiano

Turquia atribui ao Estado Islâmico atentado que deixou ao menos 50 mortos

ANCARA ? O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, atribuiu ao Estado Islâmico (EI) o atentado que matou pelo menos 50 pessoas ontem na cidade de Gaziantep, no Sul da Turquia. Um homem-bomba se explodiu no meio de pessoas que dançavam na rua, em uma festa de casamento, segundo o governo. Este é o ataque a bomba com maior número de vítimas fatais durante este ano no país, que enfrenta ameaças de combatentes em seu território e nas suas fronteiras com a Síria.

A celebração já estava no final e algumas famílias já tinham deixado a festa quando uma explosão atingiu quem ainda estava no local. Haviam mulheres e crianças entre os mortos, segundo o relato das vítimas.

Marcas de sangue e queimaduras deixaram marcas nas paredes da pequena rua estreita onde acontecia a festa. Autoridades afirmam ter encontrado o colete de explosivos do homem-bomba no local.

? Havia sangue e partes de corpos por todo lugar ? disse Veli Can, de 25 anos.

No sábado, o número de mortos havia sido estipulado pelo governo em 30, além de outras 94 pessoas feridas. Neste domingo, o índice foi elevado a 50 pelas autoridades em um comunicado. Outros feridos permanecem hospitalizados na província.

A noive e o noivo sobreviveram ao ataque, embora ele tenha sido ferido. A festa era uma noite tradicional em que a família da noiva oferece uma festa antes da própria cerimônia de casamento.

Ao menos 12 pessoas foram enterradas neste domingo. Outros funerais teriam que esperar porque seria necessário fazer testes de DNA para identificar as vítimas, muitas das quais tiveram seus membros separados pela explosão.