RIO O título de vertebrado mais longevo do mundo é de um animal inesperado. O raro tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus), que vive nas profundezas do Ártico e do Atlântico Norte, vive ao menos 400 anos, aponta estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science.
Nós tínhamos expectativas de estarmos lidando com um animal incomum, mas acho que todos que participaram do estudo ficaram muito surpresos ao saber que os tubarões são tão velhos disse Julius Nielsen, pesquisador da Universidade de Copenhague e líder do estudo.
Por causa da raridade e do ambiente remoto onde vivem, os tubarões da Groenlândia são pouco estudados. Sua taxa de crescimento é incrivelmente lenta, de aproximadamente 1 centímetro por ano, um indício de sua excepcional longevidade.
Até então, o título de vertebrado mais longevo era da baleia da Groenlândia, com 211 anos de idade. Contudo, o animal mais longevo do planeta é um molusco que vive em uma concha batizado como Ming, com incríveis 507 anos.
O estudo analisou 28 fêmeas de tubarão da Groenlândia. Por análise de radiocarbono, os pesquisadores encontraram uma idade de no mínimo 272 anos. Os dois maiores espécimes, de 493 centímetros e 502 centímetros, tiveram idade estimada de 335 e 392 anos, respectivamente.
Outro dado que chamou atenção foi que a espécie alcança a maturidade sexual com 400 centímetros, o que corresponde aproximadamente à idade de 156 anos.