Cotidiano

Trump assina ordem executiva que revoga medidas contra mudanças climáticas

trump.jpg

RIO – O presidente americano Donald Trump assinou esta tarde uma ordem executiva, as regulações das mudanças climáticas implementadas por Barack Obama. De acordo com o republicano, o Plano de Energia Limpa de seu antecessor dificultavam as atividades de mineradores e perfuradores de petróleo.

– Meu governo está pondo fim à guerra contra o carvão – disse Trump, antes de assinar o documento, de poucas páginas, intitulado “Independência de Energia”. – Com a ordem executiva de hoje, estou tomando medidas históricas para acabar com as restrições sobre a energia americana, para reverter a intrusão do governo e para cancelar regulamentos que acabam com empregos.

Info – Plano de Energia Limpa

Durante a cerimônia, realizada na Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês), Trump não fez menções às mudanças climáticas. Em diversas ocasiões, o presidente declarou-se cético sobre o tema.

A permanência dos EUA no Acordo de Paris ainda está sendo discutida pela nova administração. Com as medidas anunciadas nesta terça-feira, o cumprimento das metas acordadas pelo país ficará mais distante. O país anunciou suas intenções de cortar as emissões de gases-estufa em 26% até 2025, em relação aos níveis de 2005.