Após investir mais de R$ 100 milhões para reestruturar o sistema de transporte coletivo de Cascavel, a prefeitura dá agora um verdadeiro salto ao futuro: o uso de energia limpa nos ônibus.
O presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, e representantes da empresa Eletra – Tecnologia de Tração Elétrica de São Bernardo do Campo (SP) – apresentaram um futuro projeto que beneficiará o meio ambiente e o transporte coletivo urbano do Município.
A ideia é usar a energia renovável gerada no Aterro Sanitário de Cascavel. A princípio, o local está apto a produzir energia suficiente para abastecer até dez carros do transporte coletivo. Além de mais barata, contribui para a redução de poluentes na área urbana.
Cascavel de 2030
Como Cascavel já está investindo em ciclovias, ciclofaixas, no transporte coletivo, no pedestre e paisagismo, uma das visões de futuro é que cada vez mais a população utilize diferentes meios de transporte, os quais contribuem para o meio ambiente e a saúde. "A previsão para 2030 é de mais de 300 mil veículos transitando em nossa cidade e o espaço urbano continuará o mesmo, mas sem possibilidades de fluidez e estacionamento para tantos; assim, estamos estudando formas de investir e incentivar o uso dos demais modais como a bicicleta, o transporte coletivo e o próprio deslocamento a pé", explica Alsir Pelissaro.
"Devemos pensar na mobilidade, na acessibilidade, na interligação de modais e também na infraestrutura logística, proporcionando aos cidadãos qualidade e segurança, por isso é de suma importância levarmos a ideia ao conhecimento da comunidade cascavelense", complementa Pelissaro.
Mobilidade elétrica
O termo mobilidade elétrica foi apresentado pelo engenheiro da Superintendência de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Zeno Nadal, ontem, durante evento do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel.
Já a Eletra Bus, do ABC Paulista, mostrou as vantagens de um sistema de transporte com mais qualidade, funcionalidade e conforto para os passageiros. “Podemos ser a primeira cidade do interior do Estado nessa transição do combustível fóssil para a eletricidade. Nós temos que ser exemplo para a região oeste e implantar essa tecnologia o quanto antes”, disse o presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Edson Vasconcelos.
Novo sistema
O vice-prefeito Jorge Lange diz que o Município quer logo de um a dois ônibus elétricos em testes nos novos corredores exclusivos, integrando-os à reestruturação do sistema. “Ainda não sabemos de que modo será isso, mas estamos em tratativas com os operadores, com fabricante de elétricos. Queremos ver se fazemos convênios, com Itaipu e Copel, por exemplo. Isso ainda é muito recente, mas queremos trazer essa tecnologia para Cascavel”.
Conhecer mais
O supervisor de transporte da Viação Capital do Oeste, Victor Cararo, foi cauteloso, e disse que precisam de mais informações: “Precisamos conhecer mais. Saber dos benefícios para as empresas e os passageiros. Mas se realmente esses ônibus são a melhor opção, não descartamos os testes”.
Tarifa e sustentabilidade
O gerente comercial e industrial da Eletra Bus, José Antônio do Nascimento, explicou que a vida útil dos veículos aumenta e, embora custem mais caro, há muitas vantagens que os tornam mais vantajosos que os de motor a diesel.
Embora ninguém ouse em falar em tarifa, num primeiro momento não haveria alteração, mas a expectativa é de que a tecnologia tornaria o sistema mais barato.