Cascavel – A programação oficial da Semana Nacional do Trânsito de Cascavel foi lançada oficialmente ontem (19), incluindo uma série de ações até o próximo domingo (25). E, como “pano de fundo” da Semana Nacional, é interessante observar a publicação do fim de semana da Transitar, com o extrato de multas detalhado que aponta um aumento elevado na quantidade de infrações do mês de agosto, se comparado ao mês de julho, primeiro mês da retomada da fiscalização por meio dos radares eletrônicos, após sete meses sem fiscalização.
De acordo com o relatório do Fundo Municipal de Trânsito, em agosto foram registradas 11.445 infrações, 2.990 a mais do que em julho, que fechou com 8.455. Segundo o documento, nos primeiros seis meses do ano em que Cascavel estava sem a fiscalização eletrônica, foram aplicadas apenas 265 multas por meio dos agentes de trânsito.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, os números refletem no comportamento dos motoristas, já que muitos não respeitam a lei e normas de segurança, sendo flagrados pelos equipamentos. Dos 47 radares eletrônicos previstos no contrato, faltam apenas 4 para serem instalados, todos lombadas eletrônicas com pórtico, e a empresa pediu mais 75 dias para concluir a instalação.
Durante o domingo (18), foi realizada uma operação integrada entre a Transitar, Polícia Militar e Guarda Municipal, com foco na embriaguez ao volante, no cruzamento das ruas José de Sá Cavalcante com a Jorge Lacerda.
De acordo com a Transitar, todos os condutores abordados foram submetidos ao teste do etilômetro, sendo realizados 45 testes de alcoolemia, sendo que 4 motoristas foram enquadrados em crime de trânsito. Do total de 42 autuações emitidas na operação, oito foram por condutores não habilitados e quatro pela falta do uso da cadeirinha. Além disso, oito veículos foram recolhidos ao pátio, sendo 5 carros e 3 motos.
“JUNTOS SALVAMOS”
O tema da semana é “Juntos Salvamos Vidas”, que tem como objetivo de reduzir o número de acidente e de mortes no trânsito. Durante a semana haverá atividades educativas para orientar a população sobre conduta assertiva e preventiva no trânsito, combinando ações de engenharia e fiscalização que, somadas, representam o tripé da segurança viária. Simoni Soares disse que campanhas como essa “trazem a população à reflexão, resultando em uma mudança gradativa no comportamento dos usuários da via pública”.
A programação também prevê abordagens sobre respeito e empatia no trânsito, segurança das crianças, orientações sobre as leis de trânsito, fiscalização, concurso de desenhos entre alunos e outras iniciativas. Nesta terça-feira (20), pela manhã, serão realizadas ações em escolas, com a Transitar repassando orientações aos pais e responsáveis sobre a importância do uso do cinto de segurança, inclusive com entrega de material educativo.
Na parte da tarde, das 13h às 19h, vários órgãos farão ações com fiscalização do uso de cinto de segurança. A Transitar realizará a atividade, que também tem cunho orientativo, na Avenida Brasil com a Juscelino Kubitschek. A ação também será feita na rodovia pela PRF, no KM 584 ao KM 598.
A ação “Pé na Faixa” está marcada para a próxima quinta-feira (22), das 10h às 11h, na Avenida Papagaios. Também neste dia haverá a abordagem educativa aos ciclistas, com orientações sobre os cuidados desses condutores. A atividade será das 17h às 18h, no Calçadão da Avenida Brasil.
Carreata “Paz no Trânsito”
Uma das principais atividades da Semana Nacional do Trânsito, que unirá vários órgãos ligados ao trânsito em Cascavel, a Carreata da Paz no Trânsito, será realizada no dia 23 de setembro, às 19h, saindo da Praça Itália até a Praça do Migrante. Toda a comunidade está convocada a participar da mobilização por um trânsito mais seguro e empático, destacando a necessidade de se ter mais paciência e não dar nenhum espaço para violência.
Foto: Secom/Transitar